• Matéria: Filosofia
  • Autor: Ryanrhuanrai7069
  • Perguntado 7 anos atrás

O escritor e filósofo francês Voltaire foi um dos intelectuais mais importantes do Iluminismo do século XVIII. A novela Cândido, ou o Otimismo, conta que o jovem Cândido aprendeu com o filósofo Pangloss que o mundo em que vivemos é o melhor possível. Apesar da argumentação e das provas que Pangloss oferecia, os acontecimentos da vida prática arrastaram Cândido para uma série de desventuras e desgraças. Obrigado a se afastar de seu país, ele viajou pelos quatro cantos do mundo e pode constatar que todos os povos também experimentavam a injustiça e a opressão, bem como o infortúnio imposto pelos cataclismos da natureza. Ao final da novela, Cândido e seus amigos decidiram seguir a filosofia de um turco que encontraram e cada um se dedicou a um trabalho para desenvolver seu próprio talento e evitar o tédio, o vício e a miséria. Apesar disso, Pangloss tentou demonstrar que, se não fossem aquelas desgraças, Cândido não estaria agora a salvo e aliviado. Mas Cândido lhe respondeu com a frase célebre: "Tudo isto está muito bem dito, mas devemos cultivar nosso jardim".Comente o duro aprendizado de Cândido e suas conclusões a respeito da vida e do mundo.

#UFF

Anexos:

Respostas

respondido por: Matheusieti
3

Você esqueceu de completar o texto mas posso te ajudar.

Os ideais de Voltaire tinham relação com o iluminismo que foi um movimento que promoveu a quebra do sentido religioso no entendimento do homem enquanto ser social, ela estabelecia a Razão como método comum de conhecimento, e, somente através dela o indivíduo teria as respostas para as problemáticas que o cercam.

A soberania popular é a doutrina pela qual o Estado é criado e sujeito à vontade das pessoas, que são a fonte de todo o poder político.

Uma outra característica do iluminismo é a liberdade econômica, onde o Estado não intervém na economia pois naquele período a Igreja estava totalmente ligada a sociedade.

Perguntas similares