• Matéria: História
  • Autor: Janiellealves7014
  • Perguntado 6 anos atrás

Tendo em vista os mapas, pode-se afirmar que a região considerada(A) está marcada, desde a Idade Média, por conflitos entre árabes e muçulmanos em disputas por terras na região de Chipre e de Bizâncio que levaram à unificação após a Primeira Guerra Mundial, através da formação da Iugoslávia sob a liderança do Marechal Tito. (B) possui a marca da instabilidade, resultante de questões de ordem cultural e étnica, promovedoras de avanços territoriais que resultaram em guerras e chacinas, como as praticadas por Soblodan Milosevic em nome da purificação étnica. (C) propiciou a continuidade das políticas raciais decorrentes das ações nazistas, levando ao extermínio de milhares de sérvios e croatas e tendo como consequência o isolamento da região e a crise econômica de 2009 com o fim do socialismo real. (D) definiu-se como área de disputas entre americanos e russos durante o período da Guerra Fria, fazendo com que, com o fim dessa guerra, a região se dividisse em vários estados independentes patrocinadores da União dos Povos Eslavos, sob a liderança da Albânia. (E) afirmou-se como campo de disputas econômicas entre Estados Unidos e União Europeia, representando no cenário internacional o único caso em que o processo de globalização levou a guerras fratricidas que envolveram questões raciais.

#UFF

Anexos:

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
2

É correta a alternativa B, já que a região dos Bálcãs foi historicamente ocupada por diferentes culturas, que criaram diferentes alianças entre a população nativa, com populações católicas (como na Croácia), ortodoxas (como na Sérvia) e muçulmanas (como na Bósnia).

Estes conflitos étnicos se exacerbaram com o fim da União Soviética, já que não havia mais uma força hegemônica que impusesse um determinado modelo político regionalmente, e os diferentes grupos antagônicos passaram a disputar, entre si, o controle político local.

Perguntas similares