• Matéria: Português
  • Autor: Viivin8410
  • Perguntado 6 anos atrás

Assinale a alternativa que correlaciona, quanto ao sentido do termo "civilização", o fragmento de Mário de Andrade (Texto IV) com o fragmento de Almada Negreiros (Texto II).(A) O Texto IV personaliza individualmente o termo "civilização", tornando-o sinônimo do conceito de "cultura" como ocorre no Texto II. (B) O Texto IV se vale da metáfora do "acorde musical" para especificar o conceito de "civilização" como um fenômeno individual como se apresenta no Texto II. (C) O Texto II emprega "juntar feijões em uma mesa", enquanto o Texto IV emprega "realizarmos o nosso acorde", ambos para designar as ações que transformam indivíduos em um conjunto maior que se pode chamar de "civilização". (D) O Texto II considera que "cultura" significa personalizar cada ser que pertence a uma "civilização", enquanto o Texto IV afirma que "civilização" tem limites territoriais como "cultura". (E) O Texto IV aponta que "civilização" é algo que vai além do território nacional, enquanto o Texto II aponta que o termo "cultura" designa um fenômeno que vai muito além do individual.

#UFF

Anexos:

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
0

A alternativa correta é a letra C: O Texto II emprega "juntar feijões em uma mesa", enquanto o Texto IV emprega "realizarmos o nosso acorde", ambos para designar as ações que transformam indivíduos em um conjunto maior que se pode chamar de "civilização".

Os textos apresentam o termo civilização com sentido de união de pessoas, que juntas, podem formar um grupo maior, constituído pelos próprios indivíduos e suas características.

O texto I traz o termo civilização como algo que faz parte da individualidade, como um fenômeno individual.

O texto II apresenta a ação de juntar feijões em uma mesa como uma definição de civilização, já que consiste na união de diferentes feijões para construírem um grupo.

Abraços!

Perguntas similares