• Matéria: Filosofia
  • Autor: dcordeiros6839
  • Perguntado 6 anos atrás

Aristóteles afirmava que "se algum corpo está em movimento, é porque está sendo movido por alguma coisa". Essa concepção predominou até a Revolução Científica dos séculos XVI e XVII, quando a questão do movimento foi o tema principal dos cientistas. A concepção que contestou e substituiu a que era defendida por Aristóteles foi a de (A) atomismo. (B) inércia. (C) heliocentrismo. (D) preformismo. (E) ímpeto.

#UFF

Respostas

respondido por: talyssasaldanha1
2
Resposta: B) Inércia
Explicação:
Para Aristóteles, o movimento pode ser natural quando o corpo busca o seu lugar natural, o que explica, por exemplo, a queda dos corpos. ... - Por inércia, um corpo em repouso tende a continuar em repouso; - Por inércia, um corpo em movimento tende a ficar em movimento.
respondido por: EduardoPLopes
3

É correta a alternativa B, sendo Aristóteles adepto da tese de um "motor natural imóvel" (embora isto pareça contradizer a sua própria hipótese), que seria responsável por mover aquelas coisas cuja causa do movimento não poderia ser explicada pelos gregos de outro modo (a movimentação dos planetas, por exemplo).

Com o desenvolvimento da mecânica, uma das áreas da física, por Newton e outros físicos ilustres, o paradigma aristotélico foi substituído por uma série de leis naturais, e a ideia do movimento causado por uma "força invisível" passou a ser explicado pela lei da inércia.

Perguntas similares