• Matéria: História
  • Autor: alejocortesu2088
  • Perguntado 7 anos atrás

A abertura política brasileira, ocorrida em meados da década de 1980, teve início na gestão do general Ernesto Geisel em 1974, levando mais de treze anos para desaguar em um regime democrático, seguindo uma estratégia "lenta, gradual e segura". A longa duração desse processo pode ser explicada por alguns conflitos, sobretudo aquele entre(A) políticos ligados à Arena versus políticos ligados ao Partido da Renovação Nacional. (B) setores militares da Escola Superior de Guerra versus setores militares dos órgãos de informação. (C) segmentos da classe média urbana versus segmentos da classe média rural. (D) empresários industriais versus oficiais de baixo escalão das Forças Armadas. (E) comunidades indígenas da Amazônia versus operários do ABC paulista.

#UFF

Respostas

respondido por: thaynnaba
1

Sobre a abertura política durante o regime militar a resposta certa é :

(B) setores militares da Escola Superior de Guerra versus setores militares dos órgãos de informação.

Isso porque alguns setores militares não estavam satisfeito com as políticas empreendidas pelos último generais que comandaram o Brasil na medida em que tais políticas enfraqueceram o regime.

Importante notar ainda que algumas alas militares lutaram contra o fim do regime na medida em que eles teriam diversas perdas econômicas e em especial em participação política dado o descontentamento da população com o regime.

espero ter ajudado!

respondido por: juscelino765
0

Resposta:

Resposta correta: letra B

Explicação:

Ernesto Geisel representa a volta dos “sorbonistas” (influenciados pela Escola Superior de Guerra) ao poder durante a Ditadura Civil/Militar. O processo de abertura política (mesmo que “lenta, gradual e segura”) proposto pelo grupo dos “sorbonistas” sofreu grande oposição, dentro do exército, pelo grupo da “Linha Dura” que defendia a continuação dos militares no poder e com aprofundamento da centralização política nas mãos do executivo.

Perguntas similares