• Matéria: História
  • Autor: leticiagabriella332
  • Perguntado 6 anos atrás

escreva um texto com as palavras abaixo

Tratado de Versalhes
Conferência em Paris
Primeira Guerra Mundial
Alemanha
Territórios Coloniais
Alsácia-Lorena​


gabrielsilvagfdas: precisa ser um texto de quantas linhas?
leticiagabriella332: não importa, quantas vc quiser
gabrielsilvagfdas: feito, espero que goste
leticiagabriella332: obrigada!! Acredite vou gostar

Respostas

respondido por: gabrielsilvagfdas
4

 Um dos principais motivos da Primeira Guerra mundial foi, sem sombra de duvidas, a disputa entre as potências imperialista, grande parte dessas desavenças causadas por territórios. Já entre os anos de 1870 e 1871, muito antes do início da Grande Guerra, durante a reunificação da Alemanha, ocorreu a Guerra Franco-Prussiana, na qual a França sai derrotada e perdeu as região de Alsácia-Lorena. Dês deste período começa um sentimento de revanchismo por parte dos franceses contra a Alemanha.

 Com a expansão imperialista e o advento do neocolonialismo, entre 1884 e 1885 ocorreu a Conferência de Berlim, a qual delimitou regras e acordos durante a ocupação do continente africano pelas potências europeias. Entretanto, países como a Alemanha e a Itália, por terem se reunificado de forma tardia e terem atrasado em suas revoluções industriais, ficaram com poucos territórios colônias, o que acirrou ainda mais os ânimos entre os países europeus.

 As nações da Europa sabiam que uma guerra era algo iminente, por isso passaram a investir fortemente em seus exércitos e criaram alianças, no período que ficou conhecido como Paz Armada, de 1871 a 1914. Duas principais alianças foram criadas, a Tríplice Aliança, composta pelo Império Alemão, o  Império Austro-Hungaro, o Império Otomano e o  Império Italiano e a Tríplice Entente, composta pelo  Império Britânico,  Império Francês e pelo Império Russo.

 Em 1914 o príncipe Francisco Ferdinando é assassinado, esse fato causa um série de acontecimentos que servem de estopim para a Primeira Guerra Mundial. Foi uma guerra muito sangrenta, com diversas batalhas, como a de Verdun e as de Somme, e com várias baixar dos dois lados. A Itália muda para o lado da Tríplice Entente, em 1915. No ano de 1917 a Rússia, já não mais império, se retira da guerra e os Estados Unidos da América entra, no mesmo ano, no lado da Tríplice Entente. A derrota definitiva das nações da Tríplice Aliança ocorre no ano de 1918

 Os países vitoriosos se encontram na Conferência em Paris, em 1919, para decidir condições que seriam estabelecidas aos países derrotados da I Guerra Mundia. Desta conferência saiu o Tratado de Versalhes, que, mesmo sendo contra os 14 Pontos de Wilson, foi o que a maioria das nações vencedoras concordou em fazer com a Alemanha. O tratado, que era extremamente duro e punitivo, foi assinado em 1919 pelos representantes alemães, e assim tem fim a Primeira Guerra Mundial.

 

 


leticiagabriella332: Obrigada!!
respondido por: gabrielabjales
1

Resposta:

A Primeira Guerra Mundial teve como estopim o assassinato do herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro Francisco Fernando em 1914 por um sérvio. Essa guerra foi dividida em dois grupos, a Tríplice Aliança, composta por Alemanha, Itália e Áustria contra a Tríplice Entente, composta por Inglaterra, França e Rússia. Com a vitória da Entente, ocorreu a Conferência de Paris, onde foi estabelecido o Tratado de Versalhes, que acabou fazendo com que a Alemanha pagasse uma enorme indenização, além de devolver as terras coloniais da França, sendo ela Alsácia-Lorena, uma região rica de minério de ferro.

Perguntas similares