Imagine que você seja docente em uma instituição educacional voltada para surdos. A escola trabalha com o Bilinguismo, ou seja, o Libras como língua materna e a Língua Portuguesa como segundo idioma.
O seu desafio é ensinar duas línguas com características diferentes. Por exemplo, enquanto o Libras é um idioma visual-espacial, a Língua Portuguesa é oral-auditiva. E as diferenças não param por aí, em relação à marcação de gênero, também há diferenças
Como você explicaria a diferença da marcação de gênero entre a Língua Portuguesa e o Libras?
Respostas
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
A diferença da marcação de gênero:
No Libras dá-se da seguinte forma: é necessária a combinação de dois sinais, ou seja, os sinais compostos. Por exemplo:
Mas atenção o uso do @ no Libras é somente para o uso da marcação do gênero masculino/feminino, isso na escrita em Libras. Exemplo: Em português a palavra AMIGO(A) em Libras na forma escrita será AMIG@.
Lembrando que a palavra AMIG@ na sinalização será um sinal composto, ou seja, dois sinais, sendo assim a combinação Amigo + homem ou mulher.
Quanto à Língua Portuguesa, o gênero é determinado pelo uso dos artigos: A , AS,O, OS. O que isso quer dizer? A aplicação do uso e da marcação do substantivo para o gênero masculino ou feminino dá-se a partir dos artigos A para feminino e O para masculino. Veja exemplos:
O menino
A menina
Explicação:
Resposta:
A diferença da marcação de gênero:
Em Libras acontece da seguinte maneira: são necessários a combinação de dois sinais, os sinais compostos. Por exemplo:
Mas atenção o uso do A no Libras é somente para o uso da marcação do gênero masculino/feminino, por isso na escrita em Libras.
Exemplo: Em português a palavra AMIGO(A) em Libras na forma escrita será AMIGA.
Assim compreendendo que a palavra AMIGA na sinalização será um sinal composto, dois sinais, sendo assim a combinação Amigo + homem ou mulher.
Enquanto para a Língua Portuguesa, o gênero deve sempre ser determinado pelo uso dos artigos: A, AS, O, OS. A aplicação do uso e da marcação do substantivo para o gênero masculino ou feminino deve ocorrer a partir dos artigos A para feminino e O para masculino.
Acompanhem nos exemplos: O menino / A menina.
Explicação: