• Matéria: História
  • Autor: marianelcanto
  • Perguntado 7 anos atrás

preço do sabão no século 16​

Respostas

respondido por: anazozimoj
1

Mas adiante, no século 14, o sabão já era usado na higiene pessoal e lavagem de tecidos finos, mas o preço alto que cobravam por ele só permitia que as pessoas ricas pudessem se dar ao luxo de adquiri-lo e tê-lo em casa. Até que em 1792 o francês Nicolau Leblanc (1742-1806), químico trabalhando em Pa-ris, extraiu soda cáustica do sal de cozinha, facilitando assim o processo de saponificação das gorduras.

Naquela época, obtinha-se carbonato de cálcio, ou soda cáustica, em depósitos naturais e cinzas de plantas marinhas, mas sua produção era insuficiente. Por isso o processo de Leblanc, além de reduzir o custo da matéria-prima, tornou menos trabalhoso o fabrico de sabão e ácido sulfúrico, permitindo também o desenvolvimento da indústria do cloro.

A partir daí o sabonete começou a ser fabricado industrialmente. Com isso o seu custo de produção foi sendo gradativamente reduzido, tornando-o acessível a todos, e como conseqüência dessa queda de preços ele se tornou tão popular que hoje em dia é inimaginável pensar-se em higiene pessoal sem a sua utilização obrigatória.

Perguntas similares