• Matéria: Filosofia
  • Autor: laraquadros07
  • Perguntado 6 anos atrás

Segundo o pensamento de Nicolau Maquiavel o poder político, tem pois, uma origem mundana, nasce da propria malignidade que é intrínseca a natureza humana. Além disso, o poder aparece como a única possibilidade de enfrentar o conflito, ainda que qualquer forma de domesticação bseja precária e transitória.
Tendo em vista essa afirmação, observe as proposições abaixo:
|. Os homens são ingratos, volúveis, simuladores, covardes ante os perigos, ávidos de lucro.
||. As formas de domesticação sempre são precárias e provisórias, pois a perversidade das paixões humanas sempre volta a se manifestar, mesmo que tenha permanecido oculta por algum tempo
|||. A natureza humana é avessa a ordem

Respostas

respondido por: elamambretti
23

Segundo o pensamento político de Nicolau Maquiavel:

Estão corretas as alternativas I. II e III.

As ideias de Maquiavel, sobre política, fundam-se sobre a realidade humana e seu  comportamento. E para Maquiavel, a natureza humana, sempre se encontra corrompida e disposta ao mal, isto é,  para ele “os homens geralmente são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ambiciosos de  dinheiro”.

E, mais: “é necessário que aquele que institui uma  república e ordena suas leis, pressuponha que todos os homens são maus e que estão sempre  prontos para usar da maldade de sua alma assim que se lhe apresente a ocasião de fazê-lo  livremente”

Para Maquiavel, se os homens fossem seres naturalmente inclinados para a vida  em sociedade, não  seria necessário existir um Estado. Sendo os homens naturalmente maus e estando sempre  dispostos a dar vazão a suas maldades, mesmo sob o poder do Estado, o Príncipe não tem  como se pautar por regras morais na esperança de que elas o orientem na condução dos  negócios do Estado.

Não é pela paixão ou pela tirania que Maquiavel desvincula a ética da política. Para ele  o campo da política é, por excelência, o lugar da ação e, esta só poderá ser julgada por sua  eficácia, nunca por sua intenção. É na capacidade de configurar eficazmente meios e fins que  reside a virtude do Príncipe.

Se o objetivo do Estado é possibilitar e garantir a vida humana  associada, e uma vez isto realizado, não se pode condenar as ações do governante em  detrimento de seu conteúdo moral.

Bons estudos!

respondido por: milenacarfer
7

Resposta:

B) As proposições I, II e III podem ser consideradas pensamento de Maquiavel

Explicação:

Corrigido pelo ava out/2020

Perguntas similares