Respostas
Resposta:
As empresas de crescimento bem-sucedido são frequentemente definidas por duas características: prioridade no investimento em P&D e na expansão global. No mais recente International Business Report (IBR) da Grant Thornton identificamos uma forte correlação entre exportação e intenções de P&D. Cerca de 71,9% das empresas que desejam ampliar as exportações estão aumentando seus investimentos em P&D e TI, em comparação com uma média de 45,2%.
E os 10 primeiros países classificados, tanto em relação ao investimento em P&D quanto às expectativas de exportação, apresentam seis geografias idênticas - Nigéria, África do Sul, Vietnã, Índia, Brasil e Filipinas.
A relação entre P&D e crescimento internacional também é evidenciada em um estudo recente de fabricantes alemães pelo Centro de Pesquisa de Política Econômica (CEPR), que constatou que as empresas exportadoras têm taxas mais altas de inovação de produtos e processos e, por sua vez, essas inovações geram um retorno econômico mais alto do que para empresas não exportadoras.