1-Analise o mapa a seguir e assinale a alternativa incorreta.
A) A distribuição da população ocorre de forma desigual no Brasil. Cerca de 87% dos habitantes se concentram nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, enquanto nas regiões Norte e Centro-Oeste, o percentual é inferior a 15%.
B)Em termos quantitativos, a grande representatividade da população residente no Sudeste está ligada à presença, nessa região de Estados industrializados como: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
C) O Nordeste é a segunda região mais populosa do país, concentrando cerca de 28,5% da população brasileira.
D) Os dados referentes à densidade demográfica foram obtidos graças à divisão da participação percentual da população absoluta pela superfície ocupada por cada região.
E) A densidade demográfica na região Norte é aproximadamente 1/10 da existente na região Nordeste.
F) Outro:
2-Área territorial e população pelas regiões brasileiras: Considerando os dados apresentados, identificar a alternativa que contém, corretamente indicadas, as regiões brasileiras que substituem os números 1, 2 e 3 na ordem da tabela anterior.
A) Centro-Oeste, Nordeste e Sul.
B) Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
C) Norte, Nordeste e Sudeste.
D) Sudeste, Sul e Nordeste.
E) Norte, Sudeste e Sul.
F) Outro:
3- A População Brasileira: (UEL) Analise o gráfico apresentado a seguir. A leitura do gráfico permite concluir que: Brasil- participação dos grupos de idade no conjunto da população.
A) Com o aumento da proporção de adultos deverá aumentar a taxa de fertilidade da população feminina.
B) Está ocorrendo um relativo envelhecimento da população brasileira.
C) A diminuição da proporção de jovens com menos de 14 anos indica que a taxa de mortalidade infantil cresceu nesta década.
D) O aumento da proporção de velhos deverá reduzir as migrações internas.
E) Está estabilizado o crescimento da população brasileira.
F) Outro:
4-A População Brasileira: Embora o Brasil esteja colocado entre os países mais populosos do mundo, quando se relaciona sua população total com a área do país obtém-se um número relativamente baixo.A essa relação população X área damos o nome de:
A) taxa de crescimento.
B) índice de desenvolvimento.
C) densidade demográfica.
D) taxa de natalidade.
E) taxa de fertilidade.
F) Outro:
5-A População Brasileira: O Brasil é um país populoso e despovoado. Tal contradição aparente pode ser explicada da seguinte maneira:
A) tem um número relativo de habitantes acima das médias normais.
B) tem um número absoluto de população correspondente ao tamanho de sua área.
C) tem uma taxa de crescimento demográfico muito baixa.
D)tem densidade demográfica pequena em relação ao total de sua área.
E) Outro:
6- Atualmente verifica-se na população brasileira:
A) Redução da população relativa.
B) Aumento expressivo da taxa de mortalidade.
C) Redução da população absoluta.
D) Diminuição progressiva da população urbana.
E) Gradual redução das taxas de natalidade.
F) Outro:
Respostas
Resposta:
A população brasileira está irregularmente distribuída no território, isso fica evidente quando se compara algumas regiões ou estados, o Sudeste do país, por exemplo, apresenta uma densidade demográfica de 87 hab/km2, as regiões Nordeste, Sudeste e Sul reúnem juntas 88% da população, distribuída em 36% de todo o território, fato contrário à densidade demográfica do Norte e Centro-Oeste, que são, respectivamente, 4,1 hab/km2 e 8,7 hab/km2, correspondendo a 64% do território total.
Os brasileiros atualmente exercem um grande fluxo migratório, internacional e nacionalmente, nesse processo é importante salientar a diferença entre emigração (saída voluntária do país de origem) e imigração (o ato de estabelecer-se em país estrangeiro).
Acerca das migrações externas o significado está no fluxo de pessoas que saem do seu país para viver, ou mesmo visitar, outro país, geralmente países desenvolvidos; já as migrações internas caracterizam-se pelo deslocamento populacional que se realiza dentro de um mesmo país, seja entre regiões, estado ou municípios. No Brasil cerca de 40% dos habitantes residem fora dos municípios que nasceram.
Os principais fluxos migratórios no Brasil estão voltados para os nordestinos que saem em direção ao Sudeste e Centro-Oeste, isso muita vezes é provocado devido às questões de seca, falta de emprego, baixo índice de industrialização em relação às outras regiões, dentre outros fatores.
Outro fluxo bastante difundido é em relação aos migrantes do Sul que saem em direção às regiões do Centro-Oeste e Norte, esse processo deve-se aos agricultores gaúchos que procuram novas áreas de cultivo com preços mais baixos.