• Matéria: Matemática
  • Autor: Thiagonbtbg
  • Perguntado 7 anos atrás

A equação diferencial linear y''+hy = 1, com h pertencendo aos reais, tem todas as soluções limitadas nos reais. Sendo assim é correto afirmar que:

R: h>0.

Respostas

respondido por: Pablo516
1

Analisando a equação diferencial, notamos que ela está no formato:

ay'' + by' + cy = r(x)

Cuja solução é:

y_c(x) = y_h(x) + y_p(x)

Correspondendo às partes homogênea e particular, respectivamente.

Para resolver a parte homogênea, basta montar a equação característica de 2º grau, logo:

y'' + hy = 1 \implies r^2 + h = 0

E suas raízes são:

r_{1,2} = \pm \sqrt{h}i \implies \alpha = 0, \beta = \sqrt{h}

Então:

y_h(x) = C_1cos{\sqrt{h}x} + C_2sen{\sqrt{h}x}

Encontrada a solução homogêna, agora encontraremos a particular, através do métodos dos coeficientes indeterminados. O termo r(x) é uma constante, então iremos supor uma constante K como solução, logo:

y_p(x) = K\\y'_p(x) = 0\\y''_p(x) = 0

E aplicando na ED inicial, tem-se:

0 + hK = 1 \implies K = \frac{1}{h}\\y_p(x) = \frac{1}{h}

Com isso, basta montar a solução característica, que é:

y_c(x) = C_1cos{\sqrt{h}x} + C_2sen{\sqrt{h}x} + \frac{1}{h}

Agora, analisando a solução, podemos notar que h não pode ser negativo pois irá apresentar valores fora do domínio dos reais quando aplicado nas raízes quadradas, e, também não pode ser igual a 0 pois irá gerar uma inexistência quando aplicada na função racional.

Portanto, h > 0.

Caso tenha alguma dúvida em algum procedimento, não hesite em perguntar.

Espero ter ajudado.


Thiagonbtbg: Quando você tira a raiz para determinar o r, não bastaria fazer h<0 para ter uma solução real? Pois de h <0 implica que a solução da EDO será a exponencial, que pertence aos reais.
Pablo516: Creio que não, pois quando h está no lado direito da igualdade, ele possui um sinal negativo, podendo ser escrito como (-1)h, então, ao tirar a raiz dos dois lados, aparece o sinal de mais ou menos, a raiz de h e a raiz de -1, que é i. Creio também que não é possível afirmar neste mesmo passo que h<0, fazendo isso, já "teríamos" a resposta para o problema inicial. Espero que tenha entendido o meu ponto de vista, mas qualquer coisa basta perguntar.
Thiagonbtbg: Se h = -1, a solução é real, basta substituir. Dará uma exponencial elevada a -x e outra e x na equação homogenia. Se fizer com h=-2 ou qualquer valor negativo, sempre dará solução real, pois o valor dentro da raiz ficará positiva. Entendeu meu ponto de vista? O número imaginário i, só irá aparecer se h>0, aí segue o procedimento que você fez.
Pablo516: Sim, entendi. no entanto, creio que a EDO deve ser deixada como está apresentada, então resolvida para aí podermos decidir as restrições de h. Fazendo com que o Wolfram Alpha resolva, mesmo h sendo negativo, ele aparece positivo nas raízes da solução. Talvez o seu e o meu ponto de vista estejam corretos, e o gabarito errado, sendo que a resposta seria h ≠ 0.
Thiagonbtbg: Sim. Pensei na mesma coisa. Pois h>0 gera solução real como demonstrou e h<0 gera solução real também. Imagino que o gabarito esteja errado, faz mais sentido ser h#0. Muito obrigado pela discussão!
Pablo516: Certo, amigo, foi um prazer.
Perguntas similares