Pós-impressionismo. O que foi esse movimento? Suas características? Melhores artistas? Obras destaque?
Respostas
Resposta:
O Pós-Impressionismo foi uma tendência artística que ocorreu na Europa, sobretudo, na França no final do século XIX e início do século XX. O movimento teve influência, principalmente na pintura e na escultura. O termo Pós-Impressionismo foi usado pela primeira vez pelo crítico britânico Roger Eliot Fry para se referir às obras de pintores, expostas na Grafton Galleries, no ano de 1910, em Londres.
As obras pós-impressionistas apresentaram algumas características. São elas:
• Uso de cores vivas.
• Emprego da bidimensionalidade.
• Retrato de temas da vida real.
• Utilização de cores, luz e texturas.
• Visão subjetiva;
• Uso da técnica pontilhista.
• Experimentação da força da imagem, o contorno de segurança e a liberdade de cor.
• Superação de tendências artísticas do impressionismo.
Principais artistas do pós-impressionismo
Paul Cézanne
Explorando, inicialmente, a pintura de paisagens, Cézanne pintou a partir de sua imaginação, incluindo em seus primeiros trabalhos, grupos de figuras grandes e pesadas. Mais tarde, ele adotou um estilo de pintura mais leve e arejada, trabalhando a partir da observação direta, ordenando estruturalmente as coisas em formas e planos de cor simples.
Vicent Van Gogh
Nos primeiros trabalhos, Van Gogh focou na vida de camponeses e de paisagens desertas nas eles quais viviam. Nessa fase, ele explorou em sua paleta de cores tons terrosos, principalmente, o marrom escuro, que fazia alusão a uma atmosfera melancólica. Mais tarde, adotou cores mais brilhante e pinceladas mais fortes, especialmente, em pinturas de paisagens como a “Paisagem Marinha em Saintes-Maries”. Van Gogh se dedicou ao desenho e à pintura, explorando além de paisagens, pinturas de retratos e autorretratos.
Paul Gauguin
A pintura de Gauguin é caracterizada por natureza alegórica, decorativa e sugestiva. Ele utilizou formas dimensionais, estilizadas, sintéticas e estáticas. Gauguin foi um dos artistas que desenvolveu as técnicas do sintetismo e alveolismo, estilos de representação simbólica da natureza, nos quais se utiliza formas simplificadas e cores vivas.
Toulose-Lautrec
Toulouse-Lautrec não foi um paisagista. Sua pintura representou cenas internas, retratando pessoas e a vida boêmia de Paris. Além de fazer pinturas, Toulose-Lautrec revolucionou o design gráfico se destacando na publicidade do século XIX com a confecção de cartazes promocionais dos cabarés e teatros. Uma vez que a arte passou a ser comprada e utilizada pelo comércio, o cartaz litográfico colorido foi uma nova ferramenta de divulgação das opções de lazer de Paris. Assim, Lautrec explorou a confecção dos cartazes, definindo o estilo que ficou conhecido como Art Nouveau.
O termo pós-impressionismo foi criado pelo crítico de arte britânico Roger Eliot Fry (1866-1934), que buscava realizar a designação das obras que estavam expostas em uma galeria de Londres denominada de Grafton Galleries, no ano de 1910. O pós-impressionismo surgiu na Europa, em especial na França, durante o final do século XIX e início do século XX e compreendeu uma tendência artística.
As principais características das obras pós-impressionistas são as seguintes: utilização de cores vivas, elementos bidimensionais, temáticas cotidianas, uso de cores, texturas e luzes, subjetivismo, entre outras.
São exemplos de artistas pós-impressionistas: Paul Cézanne, Vicent Van Gogh, Paul Gauguin, Toulose-Lautrec. E as principais obras são: “Paisagem Marinha em Saintes-Maries” e “A Noite Estrelada”.
Saiba mais sobre o pós-impressionismo em: https://brainly.com.br/tarefa/25505392
Bons estudos!