• Matéria: Português
  • Autor: janacanutocapioz0cbn
  • Perguntado 7 anos atrás

1)
O ato de leitura é "a busca da intenção da obra" (p. 111). "Uma leitura não tem origem na intenção do leitor de interpretar o texto de uma dada maneira, mas está inscrita no texto como virtualidade, como possibilidade" (p. 113). Por meio da leitura semiótica, é possível "explicar o que o texto diz e por que é que diz o que diz" (p. 113).

(FIORIN, José Luiz. Linguística e pedagogia da leitura. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 107-117, jan./jun. 2004.)



Dado o exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:



I) A Semiótica constitui um importante aporte teórico-metodológico para o ensino de leitura.



PORQUE



II) Por meio da Semiótica, o professor pode levar o aluno a compreender os mecanismos internos de construção dos sentidos do texto, colaborando para o desenvolvimento da sua competência leitora.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e)
As asserções I e II são proposições falsas.

2)
Visualize a seguinte situação:



Uma bailarina mostra a foto em posição de ponta de seus pés, algo comum no balé. Um pé está calçado com uma bela e alinhada sapatilha cor de rosa, e o outro está descalço, mostrando seus dedos machucados e cheios de curativos.



Considerando a imagem descrita como um texto visual, analise as afirmativas a seguir:

I) Há, na imagem, o contraste entre as ideias de esforço e resultado, a partir de uma relação semissimbólica.

II) A imagem do pé calçado representa um símbolo de beleza, e a do pé descalço, um símbolo de pobreza.

III) A sapatilha é um símbolo convencional, uma vez que sugere a ideia de representação da rotina de quem dança.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I, apenas.

b)
II, apenas.

c)
III, apenas.

d)
I e II, apenas.

e)
II e III, apenas.

3)
"Para compreender como textos plásticos têm construída sua significação, e como ocorre o semissimbolismo, devemos atentar para os conceitos de plano de conteúdo e plano de expressão, sendo que o plano de conteúdo é o lugar dos conceitos ou 'onde o texto diz o que diz' (HERNANDES, 2005, p. 228), enquanto o plano de expressão é o 'lugar de trabalho das diferentes linguagens que vão, no mínimo, carregar os sentidos do plano de conteúdo' (HERNANDES, 2005, p. 228)."

(MORATO, Elisson Ferreira. A significação através do semissimbolismo na pintura de Manoel da Costa Ataíde. Rascunhos Culturais, v. 1, n. 2, p. 135, 2010.)



Durante uma visita a uma galeria de arte, três estudantes de Semiótica observaram uma tela e chegaram às seguintes conclusões:



1) As cores escuras, como o cinza e o preto, reforçam o momento sombrio da história, retratado pelo artista.

2) A disposição das figuras dentro da tela garante o tema da pintura, no caso, o resultado de uma guerra.

3) As formas ovais das balas de canhão também reforçam a ideia dos instrumentos usados na guerra.

A partir das conclusões realizadas pelos estudantes, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a ordem correta das categorias plásticas:

Alternativas:

a)
Topológicas / cromáticas / eidéticas

b)
Eidéticas / cromáticas / topológicas

c)
Topológicas / eidéticas / cromáticas

d)
Cromáticas / eidéticas / topológicas

e)
Cromáticas / topológicas / eidéticas

4)
"O estudo do plano de expressão, por sua vez, se faz através da identificação dos formantes plásticos, dos sintagmas, ou contrastes plásticos, e da montagem de níveis constituintes. Greimas (2004) e Floch (1985) definem os formantes como termos de uma mesma categoria plástica que se encontrem em copresença em qualquer um dos níveis do plano de expressão."

(MORATO, Elisson Ferreira. A significação através do semissimbolismo na pintura de Manoel da Costa Ataíde. Rascunhos Culturais, v. 1, n. 2, p. 135, 2010.)

Em meio às informações apresentadas, é possível afirmar que a base de estudo da Semiótica Plástica é:

Alternativas:

a)
a palavra.

b)
o signo.

c)
a significação.

d)
a imagem.

e)
o semissimbolismo.

Respostas

respondido por: almirviananery
17

Resposta:

1: a (I verdadeira e II - correta)

Explicação:


martim220217: e as outras alguém fez?
benaise: AV 2 de semiótica
benaise: A A E D E
kellindelima: AV1- 1B 2D 3B 4B 5C
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