03-Segundo Max Weber (1984), a dominação baseia-se em uma probabilidade de obediência a um ser mandato. A dominação é representada por dois tipos opostos: a que se dá por meio de uma constelação de interesses, especialmente mediante situações de monopólio, e a que ocorre mediante a autoridade – poder de mando e dever de obediência. Weber classifica três tipos de dominação legítima:
Respostas
Letra b : Dominação legal, dominação carismática e dominação tradicional.
Dominação Legal:
Onde qualquer direito pode ser criado e modificado através de um estatuto sancionado corretamente, tendo a “burocracia” como sendo o tipo mais puro desta dominação. Os princípios fundamentais da burocracia, segundo o autor são a Hierarquia Funcional, a Administração baseada em Documentos, a Demanda pela Aprendizagem Profissional, as Atribuições são oficializadas e há uma Exigência de todo o Rendimento do Profissional.
Dominação Carismática:
Onde a autoridade é suportada, graças a uma devoção afetiva por parte dos dominados. Ela assenta sobre as “crenças” transmitidas por profetas, sobre o “reconhecimento” que pessoalmente alcançam os heróis e os demagogos, durante as guerras e revoluções, nas ruas e nas tribunas, convertendo a fé e o reconhecimento em deveres invioláveis que lhes são devidos pelos governados.
Dominação tradicional:
Onde a autoridade é, pura e simplesmente, suportada pela existência de uma fidelidade tradicional ; o governante é o patriarca ou senhor, os dominados são os súditos e o funcionário é o servidor. O patriarcalismo é o tipo mais puro desta dominação. Presta-se obediência à pessoa por respeito, em virtude da tradição de uma dignidade pessoal que se julga sagrada.
Dentre os três tipos de dominação apresentadas por Max Weber, podemos citar: a dominação tradicional, a dominação legal e a dominação carismática. Letra B.
Como Max Weber observou os três tipos de dominação?
Começando pela tradicional, o sociólogo entendeu a sociedade como parte de uma autoridade, pura e suportada pela fidelidade que já existe nela, ou seja, um âmbito de dominação onde um exemplo claro está na cultura patriarcal, que sempre existiu.
A ideia de dominação legal, se baseia no fato dos direitos serem criados e modificados a partir de um estatuto, ou uma base, como podemos apresentar as constituições do Brasil, sendo a última promulgada em 1988, a Constituição Cidadã.
Por fim, a Dominação carismática, que tem como base a afetividade por parte dos dominados, onde os indivíduos estão sob esse processo e tem fé que esse líder poderá auxiliar no desenvolvimento dos aspectos sociais.
Mais sobre as ideias de Max Weber:
https://brainly.com.br/tarefa/23840279
#SPJ3
As alternativas:
A
Legal, religiosa e jurídica.
B
Legal, carismática e tradicional.
C
Burocrática, religiosa e jurídica.
D
Burocrática, carismática e jurídica.
E
Burocrática, carismática e tradicional.