ESCOLHER UM AUTOR TROVADOR DA IDADE MÉDIA E DESCREVER SUA PRINCIPAL OBRA DANDO ÊNFASE NO PERÍODO QUE ELE VIVEU. SEGUINDO AS INSTRUÇÕES ABAIXO
A) RELATO DA VIDA DO AUTOR:
B) ANÁLISE RESUMIDA DA OBRA:
C) RESUMO DO PERÍODO LITERÁRIO QUE ELE VIVEU:
Respostas
Paio Soares de Taveirós.
a) Paio Soares de Taveirós foi um trovador da primeira metade do século XII, de origem da pequena nobreza galega. Pouco se sabe sobre sua vida. Nasceu em Pontevedra e e não se sabe ao certo a data de seu nascimento e morte. Taveirós foi autor da Canção Ribeirinha que deu início ao trovadorismo. Inclusive tal movimento literário recebeu esse nome pois o Trovador era o principal personagem da história.
b) A Cantiga Ribeirinha, ou Cantiga da Guarvaia é considerada a mais antiga composição poética documentada em galego-português, estima-se que foi escrita entre 1189 ou 1198.
Além disso, o próprio texto ainda não foi definitivamente fixado, havendo variantes interpretativas que chegam a permitir ver no poema uma cantiga de amor ou uma cantiga de escárnio e maldizer. Somam-se a isso mais um motivo de dúvidas, sendo provável que o texto originalmente apresentasse uma terceira estrofe, hoje perdida. Há até uma hipótese recente que o real autor da obra é Martim Soares.
c) O Trovadorismo foi o primeiro movimento literário e poético da língua portuguesa, influenciado pela França. Surgiu na Idade Média, portanto a literatura (assim como arquitetura, cartografia e etc), estavam essencialmente controladas pela religião e o poder da igreja Católica.
Portanto o contexto literário do século XII ao século XVI, compreende-se por Época Medieval, que por doutrina da igreja, Deus era colocado como o centro de tudo. Período que a ignorância de conhecimentos científicos prevaleceu, pois as explicações religiosas ocultavam (ou pelo menos, tentavam ocultar) a falta da ciência.
Como símbolo do Teocentrismo existente, a sociedade era dividida em três camadas: Clero (padres e monges que à eles cabia cuidar da salvação espiritual de todos); nobreza (senhores feudais) e servos (camponeses e demais trabalhadores).
Com a imposição da Igreja Católica sobre o modo de pensar e formas de comportamentos e exclusão da ciência, a Era também ficou conhecida como Idade das Trevas. Trevas que remete à escuridão dos conhecimentos limitados pela igreja.