A) o texto cita que uma pessoa é homenageada com seu nome em uma nova família de vírus. O que isso significa na taxonomia ?
b) os nomes científicos são escritos com base em um conjunto de regras proposto por Carl Von Linné. A respeito dessas regras, explique porque o nome atribuído à família do vírus está escrito em latim.
c)Em uma aula de Sistemática, a professora fez uma exposição sobre as principais categorias taxonómicas (reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie) e, para ilustrar sua aula, apresentou a seguinte relação dos organismos representantes da rica biodiversidade da caatinga.
Respostas
- A: Taxonomia é um método de agrupação dos seres vivos (táxis, que significa "arranjo" e nomia, método) com base em características comuns entre seus indivíduos, assim classificando-os e nomeando-os.
- B: A nomeação do táxon do vírus está em latim pois é uma língua morta e não está sujeita a nenhuma mudança, assim não há variação de país para país.
- C:
1 - Segundo umas das regras, todo ser vivo deve possuir uma nomenclatura binominal, sendo a primeira referindo-se ao nome do gênero e ao epíteto específico (ambos escritos em latim e de alguma forma destacado, seja em itálico, sublinhado ou em negrito; e o primeiro nome em letra maiúscula e o segundo, com todas minúsculas).
Os cactos pertencem ao mesmo gênero (pois seu primeiro nome é igual)
Já os tatus pertencem à mesma família.
Foram citadas 8 espécies diferentes sendo que nenhuma se repete dentro de um mesmo gênero.
2 - Resposta pessoal, não há como eu responder.
3 - Como já citado na resposta da questão B, é importante ter uma unificação dessas classificações pois assim não varia de um lugar para outro, por exemplo, em português há uma forma de chamar e em inglês outra. Assim facilita a identificação em todos os países, mesmo com línguas distintas.