Respostas
Resposta:
Tudo começou com os índios que faziam música com chocalhos, flautas e tambores; esta música era usada nas danças em círculo, onde os índios cantavam e batiam os pés. A partir do século XVII, os escravos trazidos de África juntaram os seus ritmos fortes dos rituais de “candomblé”.
Resposta:A música do Brasil se formou a partir da mistura de elementos europeus, africanos e indígenas, trazidos pelos colonizadores portugueses, que se espantaram com a maneira de vestir dos nativos e a maneira como faziam música
A música brasileira mistura elementos de várias culturas, principalmente as culturas chamadas formadoras, que eram a dos colonizadores portugueses, dos nativos e dos escravos. Os primeiros professores de música no Brasil foram os padres jesuítas, responsáveis pela catequese dos indígenas, a partir de 1549. No sul do brasil os Jesuítas construíram as Missões, que era um projeto que além de levar cultura aos índios, também os ensinavam a religião católica.
Ao longo do tempo a ligação com outras culturas de outros países além da metrópole portuguesa, trouxeram vários elementos musicais, que se tornariam impotantes, como as óperas italiana e francesa, e as danças típicas.
Até o século 18 a maior parte da música erudita era praticada apenas na Bahia e Pernambuco, mas no final do século, essa grande fusão de diversos elementos metódicos e ritmos africanos que deram ínicio a música popular.
A partir do século 17, formaram as irmandades de músicos, algumas algumas integradas somente por negros e mulatos, e passaram a monopolizar a escrita e execução da música em boa parte do Brasil.
Origens
Os primeiros exemplos de música popular no Brasil datam do século 17, como o lundu, uma dança africana que chegou ao Brasil diretamente com os escravos vindos da Angola.
Mais tarde o lundu, que no início não era cantado, evoluiu assumindo um caráter de canção urbana e se tornando popular como dança de salão.
A Modinha
A modinha é uma canção de caráter sentimental de feição bastante simplificada, muitas vezes de estrutura estrófica e acompanhada apenas de uma viola ou guitarra, e sendo de apelo direto ás pessoas comuns.
O Choro
Surgiu em torno de 1880 e logo adquiriu uma feição própria, onde o improviso tinha um papel principal, e estabilizando-se na formação para uma flauta, um cavaquinho e eum violão, e mais tarde ampliando seu instrumental.
O Samba
Surgiu em 1838, com influência da modinha, do maxixe e do lundu. Em meados do séc. 20, a palavra samba definia diferentes tipos de música introduzidos pelos escravos africanos, e sempre conduzidos por diversos tipos de batuques, mas que assumiam características próprias em cada estado brasileiro.
Em 1917 o samba saiu das rodas de improvisações dos morros cariocas, e foi considerado representante da música popular. Com o passar dos anos, surgiram outras vertentes do samba urbano carioca, que ganharam denominações próprias como a bossa nova, o samba-rock, pagode e outros.
Além de ser um dos gêneros musicais mais populares do Brasil, o samba é bastante conhecido no exterior a partir da música “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, depois se estendeu através de Carmen Miranda, que levou o samba para os EUA, e consagrou também a Bossa Nova.
A Bossa Nova foi um movimento urbano, originado no fim dos anos 50 em saraus de universitários e músicos da classe média. No início era apenas uma forma diferente de cantar samba, mais logo incorporou elementos do jazz e desenvolveu um contorno intimista, leve e coloquial, com base na voz solo e no piano, ou violão.
Depois da bossa nova, na década de 60, o samba ganhou novas experimentações com outros gêneros, como rock e o funk, e experimentados por vários artistas, onde foram introduzidos novos estilos de composição e interpretação, como o surgimento da Música Popular Brasileira.
Depois do samba, e com a crescente abertura do Brasil á cultura globalizada dos anos 90, diversos gêneros e subgêneros musicais surgiram em todo o Brasil, como pagode, axé, sertanejo, lambada, e outros.