"Eu el-rei D. João III, faço saber a vós, Tomé de Sousa, fidalgo da minha casa que ordenei mandar fazer nas terras do Brasil uma fortaleza e povoação grande na Baía de Todos-os-Santos. (...) Tenho por bem enviar-vos por governador das ditas terras do Brasil.""Regimento de Tomé de Sousa", 1549As determinações do Rei de Portugal estavam relacionadas
a) à necessidade de colonizar e povoar o Brasil para compensar a perda das demais colônias agrícolas portuguesas do Oriente e da África.
b) aos planos de defesa militar do império português para garantir as rotas comerciais para a Índia, Indonésia, Timor, Japão e China.
c) a um projeto que abrangia conjuntamente a exploração agrícola, a colonização e a defesa do território.
d) aos projetos administrativos da nobreza palaciana visando à criação de fortes e feitorias para atrair missionários e militares ao Brasil.
e) ao plano de inserir o Brasil no processo de colonização escravista semelhante ao desenvolvido na África e no Oriente.
Respostas
Resposta: letra c
Explicação: Observando a questão, o candidato deve notar que o trabalho com o Regimento de Tomé de Sousa não cobra especificamente as características mais peculiares deste governo geral. De fato, ele deve assinalar quais eram os objetivos mais amplos dessa forma de governo, salientando os principais interesses do governo português.
É correta a alternativa C, de modo que o plano de expandir a ocupação portuguesa no Brasil envolvia interesses estratégico-militares, econômicos e demográficos.
No aspecto estratégico-militar, era necessário defender especialmente as zonas litorâneas mais facilmente acessíveis do território brasileiro, de modo a impedir a incursão de piratas . No aspecto econômico, era necessário que Portugal eventualmente lucrasse com as terras, de modo a financiar a expansão do próprio Estado Português.
No aspecto demográfico, a colonização era vista como uma forma de "realocar" estratos da população vistos como "indesejáveis" pela Coroa.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/5347754