Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios – esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais —, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas.”
T. Van Acker. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.
A partir do texto acima e da teoria sociológica sobre a cidadania, podemos dizer que, na Grécia antiga,
a)
a cidadania era exercida de forma muito tímida, por meio de uma série de instrumentos de restrição, e era vivida por aqueles que se dedicavam à política.
b)
o cidadão era toda e qualquer pessoa que nascia na cidade--Estado, logo a cidadania era um valor universal.
c)
a cidadania era fortemente influenciada pelos valores iluministas, sendo ponto fundamental para a construção dos Estados Nacionais.
d)
o cidadão era aquele que exercia sua vontade a partir da democracia direta, e seu principal instrumento era o voto nas eleições.
e)
a cidadania tinha profunda relação com a noção de justiça social, em um conjunto universal de participação política e de direitos, somados a deveres.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
C) A Cidadania era fortemente influenciada pelos valores iluministas, sendo ponto fundamental para a Construção dos Estados Nacionais
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás