Os resultados do programa logo se fizeram sentir, em todos os países, nos mais variados setores: na Inglaterra, contribuiu para a expansão da indústria de construção naval; na Itália, viabilizou extensos projetos de recuperação de terras agricultáveis; na Alemanha, possibilitou a introdução de melhoramentos agrícolas e a reconstrução de sua base industrial. De 1948 a 1950, a produção industrial europeia, como um todo, aumentou mais de 25%, e em todos os países atingidos pelo programa, superou os índices de 1938.
REZENDE FILHO, Cyro B. História econômica geral. São Paulo: Contexto, 1991, p. 233.
O programa mencionado no texto é:
a)
a criação da União Europeia após o término da Segunda Guerra Mundial.
b)
o projeto de recuperação europeia elaborado pela Otan no fim da Segunda Guerra.
c)
o Programa de Financiamento Europeu elaborado pelo FMI (Fundo Monetário Internacional), conhecido como a política de “beggar-thy-neighbour”.
d)
o Comecon (Programa Europeu de Recuperação Comercial), que levou à intensificação do comércio entre seus membros.
e)
o plano de recuperação europeia conhecido como Plano Marshall, executado a partir de 1947.
Respostas
letra E
Na segunda guerra os Estados Unidos fez um bom processo de investimento que consistiu em empréstimos e financiamentos a países aliados, bem antes de se envolver diretamente na guerra. O plano Marshall consistiu na recuperação da Europa para que os investimentos feitos pelos EUA fosse ressarcidos.
Espero ter ajudado.
Bons estudos.
Sobre o programa mencionado no texto que contribuiu para a expansão da indústria de diversos países europeus podemos afirmar que alternativa correta é:
Letra E) o plano de recuperação europeia conhecido como Plano Marshall, executado a partir de 1947.
Plano Marshall
Ainda dentro da Segunda Guerra Mundial, se inicia um outro grande conflito, a Guerra Fria. E esse conflito começa com as explosões das duas bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, para mostrar à União Soviética o poder bélico do Ocidente.
Com a crise de 1929 o mercado ocidental irá desmoronar a economia dos países capitalistas, após a Segunda Guerra, vai piorar ainda mais a situação econômica européia.
Então os Estados Unidos cria um plano de reconstrução dos países europeus para garantir a volta desses países na economia do mercado capitalista liberal, o chamado: Plano Marshall.
Aprenda mais sobre "Plano Marshall" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/12965794