• Matéria: Português
  • Autor: estudandomuitook
  • Perguntado 7 anos atrás

Numa obra de Platão, Sócrates conta uma história sobre o deus Thoth, o descobridor do “uso das letras”. O rei egípcio Tamo diz a Thoth: "Essa sua descoberta criará o esquecimento nas almas dos aprendizes, porque eles não usarão sua memória; confiarão nos caracteres escritos externos e não recordarão sozinhos". (É claro que as ideias de Platão só nos são acessíveis hoje porque ele as escreveu.)
No diálogo, Sócrates odeia a ideia de escrever porque acha que isso matará a memória. E ele está certo. Escrever com certeza matou a memória. Mas pense em todas as coisas incríveis que obtivemos com a escrita. Eu não trocaria a escrita por uma memória declarativa melhor, em hipótese alguma. Talvez a internet ofereça uma barganha semelhante: o usuário pode acessar e consumir toda a informação e entretenimento que desejar, mas não reterá a maior parte disso.

Com base no texto, assinale a alternativa INCORRETA

a) A dificuldade de se lembrar de informações é um problema com o qual a humanidade lida há muito tempo.
b) Assim como a invenção da escrita, o surgimento da internet trará mais problemas do que soluções para a humanidade.
c) Novas tecnologias e descobertas não são nem completamente boas nem completamente ruins.
d) A permanência da obra de Platão é um exemplo de como a invenção da escrita foi importante.
e) Mesmo que haja efeitos negativos, os positivos tendem a prevalecer – possivelmente, dentro de alguns séculos os pontos negativos nem serão mais percebidos.

Respostas

respondido por: simone8121
7

Resposta:

letra B

Explicação:

pelo texto foi o que eu compreendi

Perguntas similares