• Matéria: História
  • Autor: andretaborda4763
  • Perguntado 7 anos atrás

O texto de Monteiro Lobato expressa a dificuldade de definirmos quem é civilizado e quem é bárbaro. Mas isso à parte, pensando a atuação europeia nos séculos XVI e XVII nas áreas americanas, um número razoável dessas visões equivocadas justificou o avanço espanhol e a destruição dos astecas, maias e incas explicados por:(A) necessidades sociais impostas pelas características culturais do território espanhol e pela presença muçulmana que limitava as condições de enriquecimento da monarquia, levando à conquista da América e à constituição de uma base política iluminista. (B) necessidades religiosas decorrentes da perda de poder da Igreja Católica frente ao avanço das reformas protestantes e das alianças com as potências ibéricas para estabelecer o Império da Cristandade, baseado na Escolástica. (C) necessidades políticas oriundas das tensões na Península Ibérica que levaram a Espanha a organizar o processo de conquista do Novo Mundo como única alternativa para sua unidade política, utilizando para isso o apoio do Papado e da França de Francisco I. (D) necessidades econômicas provenientes da divisão do território espanhol, fruto da diversidade cultural e étnica, e das disputas pelo poder entre Madri e Barcelona, ampliadas pelas vitórias portuguesas na Africa e na Asia e pelo desenvolvimento da economia do açúcar no Brasil. (E) necessidades econômicas, políticas e religiosas dos recém-centralizados estados modernos, através do mercantilismo metalista que inundou a Europa de prata e de ouro, levando em seguida a uma revolução nos preços, que provocou inflação, e ao avanço de novas formas de desenvolvimento da agricultura.

#UFF

Anexos:

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
4

É correta a alternativa E, já que a Europa, nos séculos XV e XVI, se encontrava fortemente dividida entre grupos religioso, com uma população maior que aquela que o seu território, com as tecnologias da época, poderia sustentar e com um modelo político dependente do expansionismo.

Deste modo, a conquista de territórios americanos por parte das potências europeias, que foi marcado pelo uso da violência contra estes povos, se baseava em uma série de necessidades específicas e particulares dos povos europeus, necessidades que acabaram fazendo com que fossem destruídas culturas e povos nativos.

Perguntas similares