• Matéria: História
  • Autor: Nivaldinhaa6219
  • Perguntado 6 anos atrás

A historiografia brasileira, ao explicar o processo da independência, acentua a importância da conjuntura internacional, em especial, dos acontecimentos que ocorreram em Portugal e que detonaram um importante movimento político. Assinale a opção em que estão explicitados, respectivamente, o nome desse movimento e a razão de ele ter uma relação direta com o Brasil. (A) Revolução dos Cravos, de 1821, que, no geral, defendia a separação do Brasil do Império Português e o fim do tráfico negreiro. (B) Revolução de Avis, de 1789, que, no particular, lançava a idéia de um Brasil independente e autônomo com relação à Metrópole. (C) Revolução do Porto, de 1820, que, no geral, propunha a recolonização do Brasil, redefinindo seu lugar no contexto do Império português. (D) Revolução da Maria da Penha, de 1819, que, no particular, consolidava a independência do Brasil, mas mantinha a capital do Império português no Rio de Janeiro. (E) Revolução dos Tenentes, de 1815, que, no particular, traduzia a influência de Napoleão em Portugal e a importância da Independência do Brasil, junto com as demais áreas da América espanhola.

#UFF

Respostas

respondido por: maarigibson
1

A alternativa que explicita o nome do movimento português que teve relação direta com o Brasil é a C.

Com a vinda da família real para o Brasil, no ano de 1808, Portugal ficou abandonado, com um governo delegado e a invasão francesa de Napoleão, que não obteve êxito.

Assim, com a Revolução dos Portos, a elite e o exército português se juntaram para pedir a recolonização do Brasil, que tinha sido alçado a Reino Amigo, e o retorno da família real, culminando na independência brasileira.

Perguntas similares