A Revolução Russa, movimento de repercussões mundiais, e a crise posterior ao fim da Primeira Guerra Mundial trouxeram alterações na hegemonia da França e da Inglaterra no cenário mundial. Um dos aspectos mais significativos do processo revolucionário russo foi sua originalidade, justificada por ter sido: (A) a manifestação mais profunda dos interesses socialistas no século XX, pois indicava, para o partido nacional-socialista russo, um novo caminho para a liberdade. (B) o grande evento do século XX, herdeiro das ideias da Revolução Francesa e da ideologia nacional-liberal e instrumento de poder do proletariado. (C) a primeira realização concreta das ideias socialistas que até 1917 tinham apenas se esboçado em revoltas sem êxito. (D) o fato fundador da presença do socialismo no poder, com o apoio dos liberais e dos conservadores no processo de realização da unidade política russa. (E) a derradeira transformação iniciada pela Comuna de Paris e desenvolvida pela liderança de Lênin, apoiado pelos camponeses e pelos pequenos proprietários rurais.
#UFF
Respostas
respondido por:
3
É correta a alternativa C, tendo sido a Revolução Russa (de Outubro) de 1917 a primeira vez que uma revolução explicitamente socialista chegou ao poder e se estabeleceu de forma duradoura.
Até então havia acontecido a experiência da Comuna de Paris, que não chegou a expandir-se para todo o país e teve existência breve, e experiências revolucionárias que poderíamos associar, a grosso modo, com ideias geralmente associadas ao socialismo (como a Revolução Mexicana, com direitos trabalhistas e reforma agrária), mas que não eram explicitamente socialistas.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás