A microscopia eletrônica foi inicialmente criada para estudos de estrutura de material bélico, sendo posteriormente utilizada para estudos de estruturas e organelas celulares. As eletromicrografias I e II mostram organelas citoplasmáticas distintas. Com base na identificação das organelas nas figuras I e II, marque a alternativa que indica, respectivamente, as moléculas que podem ser secretadas por células que possuam essas organelas em grandes quantidades.(A) colágeno e mineralocorticóide (B) insulina e prolactina (C) estrógeno e glucagon (D) colágeno e testosterona (E) colágeno e fibronectina
#UFF
Respostas
A resposta é:
(C) estrógeno e glucagon.
Observe que de acordo com a microscopia eletrônica, ocorre duas organelas citoplasmáticas que são bastante divergente: o retículo endoplasmático liso (I) e e retículo endoplasmático rugoso(II).
Considerando os estudos acerca das organelas celulares, o retículo endoplasmático liso é aquele que tem como umas das principais características, a produção de moléculas esteroides a exemplo da testosterona e do estrogênio.
Por outro lado, na organela retículo endoplasmático liso, são gerados moléculas proteicas, a exemplo da insulina, do glucagon, glicoproteínas, dentre outros.
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
O retículo endoplasmático rugoso possui ribossomos aderidos para promover a síntese de proteínas de exportação, enquanto retículo endoplasmático liso promove a síntese de lipídios esteroides e destoxificação (destruição de substâncias tóxicas).
IMAGEM I - R. Endo. LISO - Lipídios como Hormônios sexuais e hormônios corticoides.
IMAGEM II - R. Endo Rugoso - síntese de Proteínas de exportação (enzimas digestivas, hormônios proteicos, colágeno e outras).
estrógeno - O estrogênio tem como principal função regular o ciclo reprodutor da mulher, assim como definir e promover o desenvolvimento da sua sexualidade antes da puberdade. (Hormônio sexual).
glucagon - O glucagon é um hormônio produzido pelo pâncreas, sendo responsável por aumentar os níveis de glicose no sangue. (Hormônio proteico).
Portando, I - Estrógeno; II - Glucagon.
Alternativa C.