Um gel antiviral vem sendo produzido a partir de substâncias extraídas de uma espécie de alga marinha parda encontrada em diversos pontos do litoral brasileiro. Este gel vem se mostrando um agente promissor na prevenção da AIDS. Desenvolvida em conjunto pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC), a substância está sendo testada na Saint George’s Medical School, na Inglaterra, e já revelou eliminar em 95% a replicação do vírus HIV nos testes in vitro feitos com células humanas. (Adaptado da Revista da Faperj, 2008).a) A que filo pertencem as algas pardas? Explique o papel da fucoxantina geralmente presente nestes seres.b) O gel citado age sobre a transcriptase reversa do vírus HIV. Descreva qual a principal reação catalisada por esta enzima. c) Se o gel agisse na enzima integrase do vírus HIV, como ficariam os níveis de DNA viral e RNA mensageiro (RNAm) viral que codificam as proteínas virais? Justifique.
#UFF
Respostas
respondido por:
4
a) As algas pardas pertencem ao Filo Phaeophyta/Feófitas. O papel da fucoxantina se relaciona com a produção do pigmento fotossintetizante nestas algas.
b) A principal reação catalizada é a de transcrição reversa do RNA viral em DNA.
c) Teríamos o seguinte resultado:
- o nível de DNA viral não seria modificado, ao passo que que o de RNAm viral sofreria uma redução.
- por outro lado, o DNA viral continuaria sendo produzido uma vez que sua síntese não é inibida, porém não seria integrado ao DNA da célula e não ocorreria a síntese de RNAm viral.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás