Quais foram as atitudes tomadas pelos países no final do século XIX que demostravam um aumento nas tenções entre eles?
Respostas
Resposta:
Com as colônias se tornando mais essenciais aos europeus no fim século XIX( as colônia eram fundamentais para a obtenção de mercado consumidor, mão de obra e matéria-prima, gerando uma corrida imperialista entre os países da Europa). Alguns países passaram a questionar a forma que os territórios foram divididos entre as potências. Aqui destaca-se a Alemanha, que havia se unificado tardiamente (1871) e ficado de fora da partilha das colônias. Como forma de “acalmar os ânimos”, os países europeus reuniram-se no encontro conhecido como Conferência de Berlim (1884-85). Assim, estabeleceram-se as regras para a colonização do continente africano e foram distribuídas as terras entre os participantes da conferência.
A disputa entre os países não ficou apenas no setor econômico. Como o crescimento de um Estado gerava desconfiança e tensao em seus vizinhos, que temiam perder seus territórios para a expansão imperialista do outro, os países passaram a fortalecer seu estoque de armas. Foi a Segunda Revolução Industrial, com suas máquinas elétricas e motores a combustão, que permitiu o crescimento da produção bélica em uma escala inédita.
Isso culminou em um fenômeno conhecido como “paz armada”, que durou de 1871 até o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914.