Respostas
Resposta:
O primeiro 5 de Julho↓
O quadro sucessório se complicou em outubro de 1921 com a publicação, pela imprensa carioca, de cartas atribuídas a Bernardes, contendo comentários desrespeitosos sobre os militares.
segundo 5 de julho ↓
"o segundo 5 de julho" refere-se a uma revolta tenentista ocorrida em 1924, durante o mandato presidencial de Artur Bernardes. ... Eles seriam rapidamente reprimidos pelas forças governamentais, mas seu exemplo estimulou o início de outros levantes tenentistas em diferentes estados.
Resposta:
O primeiro 5 de julho, se deu com a publicação de cartas atribuídas a Arthur Bernardes,criticando os militares e o marechal Hermes da Fonseca ;em 5 de julho de 1922 , os tenentes do Forte de Copacabana indignados com as cartas ,apesar de serem falsas , pegaram em armas contra o governo , porém,o governo interveio e obrigou os revoltosos a se render;mas ,17 militares e um civil saíram pela Avenida Atlântica dispostos a tudo ...da troca de tiros com as forças do governo apenas dois tenentes escaparam com vida .
O segundo 5 de julho ocorreu dois anos depois em São Paulo. Os militantes rebeldes tentaram conquistar a cidade, porém , o goveno venceu os tenentes. Mas ,eles não desistiram e formaram a coluna paulista , deixaram São Paulo e foram para a Foz do Iguaçu, no Paraná;ja os rebeldes sulistas comandados pelo capitão Luís Carlos Prestes ,formaram a coluna gaúcha e marcharam ate Foz do Iguaçu para juntar se com a coluna paulista de onde nasceu a Coluna Prestes