Respostas
Resposta:
Comércio mediterrâneo e nórdico
Com o crescimento das rotas marítimas, foram estabelecidos dois grandes eixos comerciais na Europa: o eixo do mediterrâneo, dominado pelas cidades italianas de Veneza e Gênova, e o eixo nórdico, conhecido como Liga Hanseática.
Atribui-se o impulso de Veneza e Gênova ao fato de a produção agrícola de ambas ter sido pequena. Assim, no século XI, essas cidades apoiaram o início das Cruzadas, com o interesse de obter mercadorias de luxo existentes no mercado oriental, que havia sido fechado desde a conquista muçulmana. Também ficaram conhecidas por incentivar a Quarta Cruzada, com o objetivo de expandirem seus negócios para as terras do Império Bizantino.
Espero ter ajudado!
Resposta: servos e vilões plantavam, principalmente, cereais como: trigo e centeio, que eram usados na produção de farinha, pois o pão era a base da alimentação medieval,porem mais aos trabalhadores. Também cultivavam verduras e hortaliças e criavam animais, como galinhas, porcos e cabras. Os senhores tinham propriedade em carnes e derivados.