• Matéria: História
  • Autor: Ant1505
  • Perguntado 9 anos atrás




No artigo Gêneros textuais: definição e funcionalidade (2002,p.2), Marcuschi explica que os gêneros textuais não se definem por seus aspectos formais, sejam eles estruturais ou linguísticos. Tanto que os gêneros que emergiram "no contexto das mais diversas mídias criam formas comunicativas próprias com um certo hibridismo que desafia as relações entre oralidade e escrita e inviabiliza a velha visão dicotômica ainda presente em muitos manuais de ensino de língua." Partindo dessa perspectiva, leia o texto seguinte:



RECEITA CAZÊRA DE MÔI DE REPÔI NU ÁI I OI



Gridiente:

5 denti di ái;

3 cuié di oi;

1 cabessa de repôi;

1 cuié di mastomati;

Sá agosto.



Modi faze:



Casca o ái, pica o ái i soca o aí cum sá; Quenta o oi na cassarola; Foga o ái socado no oi quenti; Pica o repôi beeemmm finim; Foga o repôi no oi quenti junto cum ái fogado; Põi a mastomati i mexi cum a cuié pra fazê o môi.

Ta pronto modi cume



Sirva cum rois e meleti.









I- Considerando o posicionamento de Marcuschi (2002) sobre os gêneros textuais não se definirem por seus aspectos formais, podemos dizer que o texto Receita cazêra de môi de repôi nu ái i ói pertence ao gênero "receitas", embora a linguagem usada seja uma reprodução da oralidade e cause o riso.



II- Considerando o posicionamento de Marcuschi (2002) sobre os gêneros textuais não se definirem por seus aspectos formais, podemos dizer que o texto Receita cazêra de môi de repôi nu ái i ói pertence ao gênero "piada", devido ao aspecto sócio-comunicativo e funcional que incide sobre o contexto de sua realização, qual seja: causar humor e não ensinar uma receita.



III- O texto Receita cazêra de môi de repôi nu ái i ói apresenta a intertextualidade conhecida como intergenérica, porque traz um gênero textual funcionando dentro de outro. No caso, é uma piada em forma de receita culinária, na qual o humor está na reprodução do dialeto caipira na forma escrita.



IV- A expressão "visão dicotômica" refere-se à tradicional distinção entre linguagem escrita e linguagem oral, apontada em materiais escolares, mas que já vai perdendo força, ao considerar os gêneros textuais novos, cuja linguagem é híbrida, com aspectos visuais e sonoros na escrita, por exemplo.



Considerando F para falso e V para verdadeiro, as afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:



ALTERNATIVAS









F, V, V e V.






F, V, F e F.






F, V, V e F.






V,F,V e V.






F, F, F e V.


Respostas

respondido por: engenharia1
16
letra C........F, V, V e F.

reginaldofrr: Resposta certa é a letra A.....F,V,V e V
Perguntas similares