Respostas
Resposta:
Obtenção de dados topográficos.
Espero ter ajudado.
Resposta:
Explicação:
A Fotogrametria coleta informações dos objetos remotamente. Essa coleta de dados é feita de maneira remota, enquanto a Topografia utiliza o solo como meio de aquisição de dados, a Fotogrametria utiliza o espaço aéreo e ambas as ciências tem o mesmo objetivo “coletar informações de georreferenciamento” e representar estas informações em forma de mapa.
Como é feita?
Um projeto de Fotogrametria é dividido em três fases, Planejamento do Voo, Execução do Voo, Processamento dos Dados.
Planejamento do Voo: Nesta etapa são definidos dados como, altura do voo, resolução do mapeamento, quantidade de imagens fotografadas, quantidades de faixas de voo. Aqui é necessário saber a área que será mapeada e com as dimensões em mãos, são definidos os parâmetros do voo.
Execução do Voo: Após o planejamento do voo é hora de executar, nesta etapa basicamente é realizado o voo fotografando a área de interesse e caso o projeto exija uma alta precisão são coletados os pontos de controle (alvos) em solo.
Processamento dos Dados: Através das imagens coletadas e das informações do voo, os profissionais podem processar os dados e gerar os principais produtos.
Após o pós-processamento dos dados obtidos com o voo, as imagens em conjunto com o log do voo são processadas e então é gerado o Mosaico de Orfotos, este é o principal produto derivado da Fotogrametria, basicamente é a junção das imagens individuais em uma única imagem georreferenciada, ou seja, é uma imagem que tem sua função igual a um mapa de traço, nesta imagem é possível realizar medidas lineares, angulares e vetoriais.
Fazendo uma analogia com a Topografia o “Mosaico de Ortofotos” é similar a “Planta Topográfica”, a diferença é que na planta topográfica o terreno está representado de forma temática.