Respostas
Explicação:
- A Guerra dos CEM ANOS foi um episódio que contribuiu para a crise do século XIV.
- Um conflito armado entre França e Inglaterra que, na verdade durou 116 anos e foi interronpido diversas vezes.
- Os principais motivos dessa longa guerra foi a disputa pela rica região de Flandres.
Curiosidades:
A Guerra dos Cem Anos foi um exemplo típico da guerra medieval: um conflito interior da nobreza por títulos e senhorios.
Espero ter Ajudado!
Bons Estudos!
O que foi?
A Guerra dos Cem Anos foi um conflito que envolveu França e Inglaterra, é uma série de disputas que culminou em diversas batalhas, mas que possuiu várias interrupções durante os anos. Pode ser classificada com 2 fases:
1° Fase - Vitória Inglesa, já que eles possuiam técnicas de guerras avançadas e a França continuava com uma técnica medieval;
2° Fase - "Milagre de Joana D'Arc", em que as tropas francesas conseguiram derrotar a Inglaterra.
Quanto tempo durou?
Embora seja conhecida como Guerra dos "Cem Anos", na realidade esse evento durou 116 anos, correspondentes aos anos de 1337-1453.
Principais motivos
Dentre os motivos desses confrontos, existem dois que são importantíssimos:
Questão sucessória do trono Francês
Carlos IV (rei francês) não deixou herdeiros, mas o rei da Inglaterra Eduardo III reivindica o trono pois possuía um certo grau de parentesco com a família francesa. Entretanto, era vigente a lei sálica que decretava que a linhagem real não poderia ser transmitida através da parte materna, mas Eduardo III possuía o parentesco por parte de sua mãe, logo, não poderia assumir o trono. O rei inglês não aceitou e começou os conflitos.
Disputa pela região de Flandres
Flandres era uma região de grande produção de manufatura têxteis e possuía uma forte ligação comercial com a Inglaterra, para onde importava lã que era utilizada na confecção de tecidos. Entretanto, localizava-se no território francês... Logo, os burgueses flamengos (habitantes de Flandres) mostrou apoio aos ingleses para continuar a parceria comercial e se livrar dos impostos franceses.