Faça um pequeno texto sobre a história dos direitos humanos, tendo por obrigatoriedade:
como surgiu, a importância da ONU para a manutenção dos DH no mundo e sua evolução no Brasil.
Respostas
Explicação:
Protesto pelos direitos territoriais dos Guarani e de outras tribos no Brasil. Foto: Survival International
Os direitos humanos são uma importante ferramenta de proteção a qualquer cidadão no mundo. Ainda assim, existem diversos casos de desrespeito a esses direitos, colocando pessoas em situações de abuso, intolerância, discriminação e opressão.
Os direitos humanos consistem em direitos naturais garantidos a todo e qualquer indivíduo, e que devem ser universais, isto é, se estender a pessoas de todos os povos e nações, independentemente de sua classe social, etnia, gênero, nacionalidade ou posicionamento político.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os direitos humanos são “garantias jurídicas universais que protegem indivíduos e grupos contra ações ou omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana”. São exemplos de direitos humanos o direito à vida, direito à integridade física, direito à dignidade, entre outros.
Quando os direitos humanos são firmados em determinado ordenamento jurídico, como nas Constituições, eles passam a ser chamados de direitos fundamentais.
Refugiados do Congo em ato contra violações de direitos humanos e por garantia de eleições presidenciais em seu país. Fernando Frazão/ Agência Brasil
Os direitos humanos são garantias históricas, que mudam ao longo do tempo, adaptando-se às necessidades específicas de cada momento. Por isso, ainda que a forma com que atualmente conhecemos os direitos humanos tenha surgido com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada em 1948, antes disso, princípios de garantia de proteção aos direitos básicos do indivíduo já apareciam em algumas situações ao longo da história.
A ONU em si surgiu após o fim da Segunda Guerra, em um esforço conjunto de comunidades internacionais com a finalidade de manter a paz entre as nações. Ela é o fruto de uma série de acordos firmados entre as potências aliadas, porém também contando com representantes de outros países.