Como uma célula pode evitar que a bicamada lipídica de sua membrana plasmática cristalize e se quebre em temperaturas muito baixas?
Respostas
Para se manter em meios que apresentam temperaturas variáveis, a membrana da célula é composta por uma variada mistura de fosfolipídeos, principalmente aqueles que possuem caudas mais curtas e com muitas insaturações.
As características presentes nos fosfolipídeos, tais como o colesterol, têm o potencial de reduzir a tendência das caudas de interagirem umas com as outras, evitando que se agrupem. Dessa forma, acaba reduzindo a mobilidade da célula, tornando a membrana menos deformável mais rígida nessa região. Isto diminui a permeabilidade da célula à pequenas moléculas solúveis em água, tornando a membrana mais fluida e barrando o processo de cristalização.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Resposta:
As membranas plasmáticas são compostas por uma camada fosfolipídica e a sua fluidez é dada pela característica dos fosfolípidos. Como os lípidos são saturados, apresentam ligações eletrostáticas fracas e devido às temperaturas baixas, devido ao stress mecânico, não se adaptam às novas condições e fraturam.
Explicação: