Na proposta crítico-superadora], “esses temas [o esporte, a ginástica, o jogo, as lutas, a dança e a mímica devem ser] tratados de uma maneira dialética com enfoque nas relações culturais da sociedade”.
Conforme o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre a abordagem crítico-superadora para as aulas de Educação Física, assinale a alternativa correta:
A Prioriza as aulas livres, em que a criança pode jogar, dançar, lutar ou brincar.
B Tem como fundamento a ideia de justiça social, e os conteúdos são selecionados pela relevância social.
C Os alunos devem se conscientizar da importância de um estilo de vida mais ativo.
D A motricidade é a base das aulas de Educação Física, focadas no desenvolvimento da criança.
E Por meio do movimento é possível observar as diferenças entre os sujeitos.
Respostas
Resposta:
Letra B
Explicação:
A alternativa correta é a letra b), pois, a abordagem crítico-superadora “está fundada no discurso da justiça social [...] os conteúdos, nessa abordagem, precisam ser selecionados por sua relevância social” (livro-base, p. 85). A letra a) é incorreta, porque, as aulas livres são objeto de crítica no livro-base (p. 81) e não fazem parte da metodologia da abordagem crítico-superadora. A letra c) está errada, uma vez que a afirmativa apresentada condiz com a metodologia da abordagem “atividade física para a promoção da saúde” (livro-base, p. 86). A letra d) está errada, tendo em vista que, a assertiva apresentada corresponde à abordagem desenvolvimentista (livro-base, p. 87). A letra e) está errada, já que, a afirmativa refere-se à abordagem plural/cultural (livro-base, p. 89).
Resposta:
letra B, tem como fundamento a idéia de justiça social.