Órgãos sanitários avaliam que 42% dos restaurantes do Rio de Janeiro estão utilizando a água fornecida pela Companhia Estadual de Água para a cocção dos alimentos a serem servidos para os clientes. Segundo eles, nestes estabelecimentos, a probabilidade do consumidor vir a ter problemas gastrointestinais moderados ou graves é de 0,45, enquanto que nos estabelecimentos onde estão sendo utilizados garrafões de água potável para cocção dos alimentos, a probabilidade é de apenas 0,18. De acordo com estas informações, responda as questões 3 e 4.
Questão 3) Qual a probabilidade de uma pessoa não vir a ter problemas gastrointestinais moderados ou graves após fazer uma refeição em um restaurante?
Questão 4) Se uma pessoa apresentou problemas gastrointestinais graves, após fazer uma refeição em um restaurante, qual a probabilidade do estabelecimento não estar fazendo a cocção dos alimentos com a água fornecida pela Companhia Estadual de Água?
Respostas
A probabilidade de uma pessoa não vir a ter problemas gastrointestinais moderados ou graves após fazer uma refeição em um restaurante e de aproximadamente 19% enquanto que a probabilidade de uma pessoa que passou mal ter realizada a refeição em um restaurante que não cocção dos alimentos, é de 4,70 % aproximadamente!
1) De acordo com o problema proposto, temos as seguintes informações:
- Água companhia estadual:
Total restaurantes = 42%
Problemas gastrointestinais = 45%
- Água de garrafões
Total restaurantes = 58%
Problemas gastrointestinais = 18%
2) Assim, a probabilidade de uma pessoa não vir a ter problemas gastrointestinais moderados ou graves após fazer uma refeição em um restaurante será encontrada utilizando a probabilidade da união de dois eventos. Logo, teremos:
Probabilidade = 0,42 * 0,82 * 0,55
Probabilidade = 0,18942 ou 18,942%
3) Por fim, a probabilidade do estabelecimento não estar fazendo a cocção dos alimentos com a água fornecida pela Companhia Estadual de Água?
Probabilidade = 0,58 * 0,45 * 0,18
Probabilidade = 0,04698 ou 4,70% aproximadamente