• Matéria: História
  • Autor: maria131
  • Perguntado 7 anos atrás

escreva sobre o socialismo , anarquismo , positivismo , imperialismo : africa, asia ; posições imperiais.
(a atividade foi passada dessa forma , sem especificações , quem responder tudo agradeço.

Respostas

respondido por: emib13
1

Resposta:

Anarquismo: Anarquismo é uma ideologia política que se opõe a todo tipo de hierarquia e dominação, seja ela política, econômica, social ou cultural, como o Estado, o capitalismo, as instituições religiosas, o racismo e o patriarcado.

Socialismo: Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica que advogam a administração e propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e distribuição de bens, propondo-se a construir uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, com um método isonômico de compensação.

Positivismo: O positivismo é uma corrente teórica inspirada no ideal de progresso contínuo da humanidade. O pensamento positivista postula a existência de uma marcha contínua e progressiva e que a humanidade tende a progredir constantemente. O progresso, que é uma constatação histórica, deve ser sempre reforçado, de acordo com o que Auguste Comte, criador do positivismo, chamou de Ciências Positivas.

Imperialismo: Imperialismo é o nome dado à prática de expansão política, cultural, territorial e econômica, praticada por uma nação que tem como objetivo influenciar e dominar outras nações.

África: A África é conhecida pela sua pluralidade étnica e cultural, e, por meio de uma história milenar, é capaz de contar a história de toda a humanidade. Apesar da enorme riqueza do continente, muitos países africanos apresentam baixos índices de desenvolvimento, com diversos problemas sociais, como a miséria, baixa qualidade de vida, subnutrição e o analfabetismo.

Ásia:A Ásia é o maior continente da Terra, correspondendo a quase um terço das terras emersas do globo. É também o continente mais populoso. Nele, concentra-se uma população superior a quatro bilhões de pessoas, o que fez surgir, ao longo do tempo, uma grande diversidade cultural e étnica.

Em razão de suas grandes dimensões, o continente asiático apresenta diversidade de paisagens: extensos desertos, como o da Arábia, quente e seco, e áreas extremamente chuvosas, como a Ásia monçônica.

Posições imperiais: Temendo a perda de seus negócios, muitos comerciantes e donos de capital tiraram seu dinheiro de circulação, causando sérios problemas, como desemprego, falta de mercadorias, de crédito, etc. Com isso, a desordem nas ruas aumentava, levando o temor às "pessoas de bem", - os brancos - e, sobretudo, aqueles que, por sua posição, constituíam a "boa sociedade".

O receio do agravamento da situação fez com que o grupo dos liberais exaltados se dividisse: parte deles aliou-se ao grupo dos moderados ou "chimangos", ou "chapéus redondos", sendo a maioria dos exaltados composta pelos elementos das patentes mais baixas do Exército e das camadas médias e inferiores da população, considerados "agitadores". Mas, como seus interesses eram variados e não havia coesão de idéias e propostas, a força política dos liberais exaltados acabou bastante prejudicada.

Um mercenário alemão a serviço do Império, Carlos Seidler, descreve da seguinte forma os festejos da população mulata do Rio de Janeiro a respeito da abdicação: "Ébrios de triunfo e cambaleando de alegria, bem como exaltados pelas bebidas alcóolicas (...), contavam ali uns aos outros do heroísmo brasileiro, do amor da liberdade e do espírito nacional que se erguia até as estrelas". Na sua opinião, "cada mulato esfarrapado considerava-se um príncipe, porque no seu bestunto, a afirmativa orgulhosa de: 'Eu sou brasileiro verdadeiro', o nobilitava."

Perguntas similares