Respostas
Resposta:
Congada. É, sobretudo, uma manifestação cultural e religiosa afro-brasileira. Sua dança carregada de drama recria a coroação de um rei ou rainha do Congo. Com origem em Pernambuco, a congada se espalhou por todo o Brasil e hoje é tradicional em muitos estados.
Resposta:
Grande parte das danças africanas são caracterizadas por terem um aspecto ritualístico. Ou seja, elas são reservadas para as ocasiões especiais, como por exemplo nascimentos, casamentos, morte, colheitas, guerras, agradecimentos ou rituais de passagem.
Entre as principais características gerais que podemos ressaltar, está a formação em fileira, círculo ou semicírculo, a participação de toda a comunidade e o acompanhamento de instrumentos de percussão.
Ademais, as principais danças africanas têm uma ligação muito forte com a religião. Justamente por isso, em algumas delas o corpo serve como uma espécie de ligação entre a Terra e mundos espirituais.
Seria impossível descrever aqui todos as danças africanas, uma vez que a diversidade cultural do continente é infinita. Apesar disso, reunimos alguns exemplos que são característicos de diversas regiões da África e que retratam bem as tradições locais.