Respostas
Acredita-se que os sumérios tenham criado o primeiro mapa da história: uma placa de barro onde estava representado o lado setentrional da região mesopotâmica. Isso por volta de 2.500 a.C.
Depois deles muitas outras civilizações representam graficamente a Terra, mas de acordo com estudiosos, foram os gregos que introduziram a cartografia contemporânea.
Desde então, a história da cartografia evoluiu muito. A partir do século 18, as técnicas cartográficas começaram a ser aprimoradas, a fotografia foi aperfeiçoada, aviação e informática se desenvolveram e a soma desses elementos fez com que a cartografia desse um salto.
O surgimento do GPS foi um marco e um grande passo para o trabalho com mapas e cartas. Atualmente, a interatividade é o principal aspecto desses componentes, uma vez que o meio mais utilizado é o eletrônico.
Originalmente criado para fins militares, o GPS começou a ser desenvolvido em 1960. Sua primeira denominação foi Navstar GPS. Foi testado na Guerra do Golfo, e a partir de 1990 seu uso civil foi autorizado.
A importância da linguagem cartográfica
A linguagem cartográfica, ou a linguagem dos mapas, é de extrema importância para que se consiga identificar o que os mapas nos dizem.
Essa linguagem deve ser ensinada desde os primeiros anos escolares, pois mesmo com os avanços na geotecnologia, os mapas continuam sendo meios de comunicação.
O que são coordenadas GPS
As coordenadas GPS indicam a localização de um ponto qualquer na superfície terrestre. Por meio de sinais de satélite, o GPS pode indicar qualquer uma posição praticamente exata de qualquer ponto na Terra.
Os pontos são coletados por meio de um sistema de referência geográfico, que são a latitude e longitude, e também por um sistema de coordenadas UTM (60 fusos de 6 graus de amplitude em longitude).
O que é GPS na cartografia?
O GPS (Sistema de Posicionamento Global) é um sistema de navegação por satélite via ondas de rádio, que determina velocidade, posição e fuso horário de seus usuários na terra e mar, em qualquer ponto do mundo. É operado pelo Ministério da Defesa dos Estados Unidos.