O ramo de estudo da sociologia compreende uma importante área de reflexão às problemáticas da educação como um todo. A partir de pressupostos e parâmetros sociológicos, é possível compreender os mecanismos de transmissão e assimilação do conhecimento, bem como dos diferentes processos de socialização de saberes. Neste contexto, existem os estudos do filósofo e economista Karl Marx, que abordou criticamente o caráter da educação na sociedade de sua época. Diante disto, descreva três aspectos que contemplem as críticas e as reflexões que o sociólogo defendeu sobre a educação de sua época.
Respostas
Resposta:
- A educação no contexto social em que viveu Karl Marx era dirigida e dominada pelas classes dominantes, como, por exemplo, uma classe denominada burguesia (poderosos que a classe trabalhadora se orientasse pelos seus interesses.
- O sistema educacional representava um meio para manter as diferenças sociais e as desigualdades econômicas.
- O ideal de educação, segundo Karl Marx, seria melhorar o estado de consciência e a promoção humana, ser um instrumento de transformação da realidade e de aquisição de conhecimento.
- A educação deveria ter um perfil revolucionário, para colaborar na construção da consciência de si, já que o indivíduo não é capaz de fazer isto sozinho.
- O processo educativo deveria permitir que o indivíduo compreendesse sua situação de exploração e de classe dominada, para que ele, então, pudesse construir uma alternativa mais justa de vida e sociedade.
Explicação:
Resposta esperada na avaliação que fiz.