Respostas
Resposta:
1 – Invista nas lâmpadas certas
Esse é um verdadeiro investimento que vale a pena para economizar energia em casa: trocar as lâmpadas eletrônicas pelas de LED.
2 – Use cores claras
Usar cores claras nas paredes e no teto ajuda a refletir a luz natural que entra pelas janela. Assim os ambientes permanecem mais claros por mais tempo, ajudando a gastar menos energia. Se gostar de cores quentes, eleja apenas uma parede para isso.
3 – Invista na iluminação natural
Na hora de construir ou reformar, invista na iluminação natural colocando mais janelas e claraboias pela casa. Este tipo de decoração econômica reduz o consumo de iluminação artificial e ar condicionado, e também é muito mais saudável.
4 – Use fotocélulas no exterior e em varandas
As células fotoelétricas acendem apenas à noite, quando a sombra as alcança, por isso ajudam a economizar energia em casa. São perfeitas para varandas e exterior. No jardim, outra boa pedida são as luminárias solares, que armazenam a energia do sol durante o dia e acendem à noite sem gastar nada de energia elétrica artificial.
5 – Evite deixar aparelhos eletrônicos em stand by
Mesmo desligados, o aparelhos eletrônicos em stand by podem representar um gasto elétrico de até 12%.
6 – Racionalize o uso do ferro elétrico, chuveiro e da máquina de lavar
Evite usar esses aparelhos, considerados de alto consumo, nos horários de pico. O consumo é maior e eles acabam puxando ainda mais, fazendo o reloginho andar mais depressa. O chuveiro elétrico gasta mais entre 18h e 21h, quando a maioria das pessoas chega do trabalho.
7 – Regule a temperatura da geladeira de acordo com a estação
Use o termostato da geladeira de acordo com a temperatura ambiente. No inverno, ao contrário do verão, ele não precisa ficar no máximo, ajudando a economizar energia.
8 – Evite deixar fogão e geladeira muito próximos
Quando estão muito próximos, fogão e geladeira podem interferir um no consumo de energia do outro por causa da diferença de temperaturas.
9 – Tire os aparelhos da tomada no final do expediente
Se você trabalha em casa ou usa algum cômodo com mais frequência, tire os aparelhos da tomada se só usá-los novamente no dia seguinte.
10 – Use dimmers para controlar a intensidade da luz
Controlar a intensidade da luz artificial não só deixa o ambiente mais gostoso, como ajuda a economizar energia. Nem sempre é necessário utilizar 100% da capacidade da lâmpada. É o caso de halls, lavabos e lugares em que não há muito movimento.
Explicação: