Com o fim da autonomia das poleis gregas, após as conquistas de Alexandre Magno (356-323 a. C.), ohomem grego perdeu sua principal referência ética-política: a vida em comunidade, as leis e as tradiçõesculturais. Esse período é muito importante para a formação do pensamento ocidental, pois representa atransição da Antiguidade Clássica para a Idade Média Cristã.Acerca da filosofia no período medieval, analise os itens a seguir.1 A filosofia medieval caracterizou-se pelo embate entre fé e razão, mas também promoveu osincretismo entre as crenças religiosas e o conhecimento clássico.II. Dentre as correntes filosóficas do período medieval temos a Escolástica e a Patrística.II. A filosofia medieval buscava provar a existência de Deus através de argumentos baseadosexclusivamente na fé.Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmações corretas:
Respostas
respondido por:
24
Resposta:
I é falsa. A Filosofia Medieval via com desconfiança as obras dos autores clássicos (proibindo, por exemplo, as obras de Pitágoras, que consideravam um pagão perigoso) e também combatia o sincretismo religioso, defendendo o dogma católico como a única forma verdadeira e aceitável de prática religiosa.
II é verdadeira. A Escolástica marcou o período final da Idade Média, tendo servido de base para as primeiras instituições de ensino superior do Ocidente, e a Patrística, ou "Filosofia dos Padres", foi a base para a construção da teologia cristã.
respondido por:
17
Resposta: I e II estão corretos
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás