• Matéria: Sociologia
  • Autor: interagindotumbroffi
  • Perguntado 7 anos atrás

(UEM/PAS 2015) Para entender os conflitos sociais nas sociedades modernas, Karl Marx (1818-1883) defendeu a importância de estudar como ocorrem as relações entre as diferentes classes sociais de uma determinada sociedade. De acordo com o professor Everaldo Lorensetti, “Segundo Marx, a burguesia tomou posse dos meios de produção, enriqueceu e também obteve o controle do Estado [...] criando leis para proteger a propriedade privada (particular) e manter-se no poder; [...] Enquanto isso, a classe assalariada (os proletários), sem os meios de produção e voz política na sociedade, transformava-se em parte fundamental no enriquecimento da burguesia, pois ofereciam mão de obra para as fábricas” (LORENSETTI, E. Sociologia – Ensino Médio, Curitiba, SEED-PR, 2006, p. 44). De acordo com o texto acima, é correto afirmar:




01) As classes sociais são grupos humanos formados por pessoas pobres ou por pessoas ricas. A existência dessas classes na história é determinada pela vontade divina.
02) O conceito científico de “classes sociais” se refere à existência de grupos humanos compostos por raças e etnias diferentes e que competem entre si pelo domínio da sociedade.
04) O conceito de “classes sociais” utilizado por Karl Marx se baseia no estudo das relações sociais entre proprietários dos meios de produção e trabalhadores assalariados sem a propriedade dos mesmos meios.
08) Segundo o enunciado da questão (caput), a classe assalariada ou proletariado pode economizar o salário que recebe no final do mês e também se tornar proprietária dos meios de produção, encerrando assim a luta entre as classes sociais.
16) Segundo o enunciado da questão (caput), a classe assalariada é a responsável pelo enriquecimento da burguesia, pois é ela que fornece a mão de obra que realiza o trabalho nas fábricas.

Respostas

respondido por: thaaisns
10

Resposta:

04+16

Explicação:

01 + 02 + 04) Segundo Marx, a sociedade é formada por meio da divisão do trabalho, ou seja, por quem possui os meios de produção ou não. No caso, o burguês é o detentor e o proletariado vende sua capacidade de trabalho.

08) Se o proletariado acumulasse dinheiro e se tornasse detentor dos meios, ele só continuaria o ciclo que Karl Marx propõe. Dentro de um sistema com ideologias burguesas, o sonho do proletariado é deixar de ser explorado para se tornar burguês e assim explorar os outros da mesma forma. Segundo ele, a única forma de encerrar as lutas entre as classes sociais seria com a ditadura do proletariado (Socialismo) e posteriormente o Comunismo.

16) O proletariado só enriquece mais o burguês, uma vez que só recebe um salário suficiente para suas necessidades e produz a mais-valia, que gera cada vez mais lucro para o detentor dos meios de produção.

Espero ter ajudado :)

Perguntas similares