Respostas
Uma alimentação saudável é fundamental para um estado de saúde e bem-estar físico e mental. Aliada a uma prática de exercício físico regular e a um sono reparador, a alimentação influencia o estado de saúde. De facto, existem vários fatores que contribuem para o aparecimento de doenças crónicas e degenerativas. Por exemplo, as más práticas alimentares, sedentarismo, tabaco, stress e ansiedade, entre outros. A combinação de alguns destes fatores aumenta de forma significativa a ocorrência de um problema cardíaco ou cerebral vascular ou o aparecimento de doenças crónicas.
Uma alimentação saudável não se pode definir como uma receita universal aplicável a todos. Esta deve respeitar a bio-individualidade e características próprias de cada pessoa ao mesmo tempo que é equilibrada e variada. Nem todas as opções saudáveis terão o mesmo efeito nos diversos organismos. Deste modo é importante respeitar as intolerâncias e especificidades de cada corpo.
Contudo, é possível identificar princípios básicos que devem orientar esta relação entre as práticas alimentares e a prevenção de doenças.
Uma prática alimentar saudável rica em vegetais, frutas, hidratos de carbono complexos, leguminosas, peixe, carnes magras, antioxidantes, vitaminas, minerais, gorduras boas (polinsaturadas e monoinsaturadas, presentes por exemplo no peixe, abacate, azeite extra-virgem, frutos secos, etc) e fibras é potenciadora da saúde, para além de contribuir para a diminuição do peso corporal, triglicerídeos, hipertensão arterial, risco de doenças cardiovasculares, índice glicémico, colesterol, entre outros fatores de risco.
ESPERO TER AJUDADO;)
MARCA COMO A MELHO RESPOSTA POR FAVOR