1)
Podemos conceituar o Direito Administrativo como o ramo do direito público que trata dos princípios e regras que disciplinam a função administrativa (o que abrange órgãos, agentes e atividades desempenhadas pela Administração Pública), regendo as relações jurídicas entre o Estado e a coletividade que o cerca, e sempre perseguindo a proteção do interesse público.
Escolha a alternativa que elenca, respectivamente, quais são as afirmações corretas:
I) Direito público é o direito que tende a regular um interesse do próprio Estado, seja para impor um princípio, seja para administrar os negócios públicos, seja para defender a sociedade;
II) Direito privado abrange os ramos do direito que se ocupam especialmente com os interesses das empresas, dos empreendimentos, daquelas áreas jurídicas governadas pela autonomia da vontade do empresário que decide o propósito da empresa que ele quer iniciar, vigendo a ideia central de que ele decide os propósitos do que quer alcançar,
III) Princípios são aquilo que serve de base, que serve como raiz para uma ideia, crença ou comportamento; trata da razão de existir de algo ou alguém.
IV) Função administrativa abrange os órgãos, agentes e atividades desempenhadas pela Administração Pública. Trata-se da execução da lei, na administração dos interesses do Estado;
V) Relações jurídicas tratam do vínculo que surge entre duas ou mais pessoas, e sobre o qual as normas jurídicas vigentes atribuem efeitos obrigatórios.
Alternativas:
a)
São corretas apenas I, II, IV, V;
Alternativa assinalada
b)
São corretas apenas I, III, V;
c)
São corretas apenas II, III, IV;
d)
São corretas apenas III, IV, V;
e)
São corretas apenas I e V.
2)
Podem dizer que os princípios gerais do Direito são espécies de enunciações normativas que possuem valor genérico, ou seja, orientam a compreensão do ordenamento jurídico em sua aplicação e integração, bem como condicionam o processo de elaboração de novas normas.
Dos princípios administrativos, um deles também está incluído na categoria de Princípios Gerais do Direito. De qual princípio estamos falando?
Alternativas:
a)
Moralidade;
Alternativa assinalada
b)
Impessoalidade;
c)
Eficiência;
d)
Razoabilidade;
e)
Publicidade.
3)
Pela descentralização, a administração pública presta suas atividades de forma indireta, ou seja, ela delega a atividade a outras entidades, também dotadas de personalidade jurídica - é o caso, por exemplo, das autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista – que serão adiante estudadas. O importante é que você, aluno, entenda que tais entidades (veja que não devemos mais chamar de órgãos!) respondem por seus atos diretamente, pois possuem personalidade jurídica e capacidade processual, e elas continuam vinculadas à pessoa jurídica que as criar (autarquias federais são vinculadas à União, empresa pública estadual ao Estado que a criar, e etc).
Considerando o texto base acima, complete a frase: Por OUTORGA/SERVIÇO: o Estado cria uma entidade transferindo a ________ do serviço público para essa entidade; contrato ____ prazo determinado. É exemplo, justamente, a criação da Administração______ .
Alternativas:
a)
Execução; sem; Indireta
b)
Titularidade; com; Indireta
Alternativa assinalada
c)
Execução; sem; Direta
d)
Titularidade; com; Direta
e)
Titularidade; sem; Indireta.
4)
Pela descentralização, a administração pública presta suas atividades de forma indireta, ou seja, ela delega a atividade a outras entidades, também dotadas de personalidade jurídica - é o caso, por exemplo, das autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista – que serão adiante estudadas. O importante é que você, aluno, entenda que tais entidades (veja que não devemos mais chamar de órgãos!) respondem por seus atos diretamente, pois possuem personalidade jurídica e capacidade processual, e elas continuam vinculadas à pessoa jurídica que as criar (autarquias federais são vinculadas à União, empresa pública estadual ao Estado que a criar etc).
De acordo com o texto-base acima transcrito, complete a frase: Por DELEGAÇÃO/COLABORAÇÃO: aqui o Estado transfere apenas a ____ do serviço público a um concessionário, permissionário ou autorizatário, são as pessoas que vão ______ Estado; trata-se de contrato ______ prazo determinado.
Alternativas:
a)
Execução; colaborar com o; com.
Alternativa assinalada
b)
Titularidade; colaborar com o; com.
c)
Execução; dever ao; com.
d)
Execução; colaborar com o; sem.
e)
Titularidade; dever ao; sem.
5)
Diz o art. 37 da CF/88: “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência: (...)”........?
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
Questão 1 - A: São corretas apenas I, II, IV, V.
Questão 2 - A: Moralidade
Questão 3 - B: Titularidade; Com; Indireta
Questão 4 - A: Execução; Colaborar com o; Com
Questão 5 - Que todo órgão público, seja federal, estadual, municipal, tem que seguirem a cronologia do sistema da Constituição Federal.
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás