Respostas
RESPOSTA
A Guerra Civil Russa aconteceu no território russo entre 1918 e 1921, embora muitos historiadores apontem que o conflito iniciou-se no final de 1917. Foi resultado do surgimento de um movimento de resistência aos bolcheviques. Essa resistência contrarrevolucionária, conhecida como “brancos”, lutou até a sua derrota final em 1921.
Acontecimento marcante para a história russa, essa guerra possibilitou a consolidação dos bolcheviques no poder do território russo. Por meio desse conflito, os bolcheviques conseguiram expurgar seus adversários tanto dentro do Partido Comunista e, principalmente, fora dele. A guerra deixou um saldo de destruição e resultou na morte de cerca de 10 milhões de pessoas.
A Guerra Civil Russa está diretamente relacionada com a Revolução Russa, de 1917. Isso porque, em outubro de 1917, os bolcheviques realizaram a tomada de poder de locais estratégicos de Petrogrado (atual São Petersburgo), a capital russa na época, e derrubaram o governo provisório que estava instalado na Rússia desde o começo do ano, quando caiu a monarquia czarista.
Sob a liderança de Vladimir Lenin, os bolcheviques proclamaram um Governo dos Operários e Camponeses e iniciaram o período de montagem de um novo Estado na Rússia. Na teoria, o Estado bolchevique surgia para atender aos interesses dos sovietes, mas, na prática, à medida que o Estado socialista foi sendo construído por Lenin, os sovietes foram sendo afastados do poder.
Junto da reconstrução do Estado russo, os bolcheviques também retiraram o país da Primeira Guerra Mundial, conflito que há anos sangrava a economia russa e contribuía para aumentar o sofrimento da população. Para isso, os bolcheviques assinaram o Tratado de Brest-Litovsk, no qual os russos aceitaram realizar enormes concessões de terras para alemães e turcos.
Assim que os bolcheviques assumiram o poder na Rússia, movimentos de oposição começaram a se formar no interior do país. A oposição contra os bolcheviques foi formada por diferentes grupos, tais como monarquistas, liberais, socialistas-revolucionários, camponeses, anarquistas, etc. A existência desses movimentos de resistência foi a grande responsável por levar a Rússia à guerra civil
Espero que tenha te ajudado!