A imanência está concentrada na expressão célebre: Deus sive Natura - "Deus, ou seja, a Natureza." Tudo o que existe, portanto, possui causa determinada e necessária para existir e ser tal como é: é da essência dos atributos causar necessarimente as essências e potências de todos os modos e encadear ordenadamente as leis causais universais que regulam a existência e as operações desses modos; e todos modos, porque exprimem a potência universal da substância, são também causas que produzem efeitos necessários. Isso significa que nada há de contingente no universo e que tudo é necessário. Há um ser necessário por sua própria natureza ou por sua essência - Deus - e há seres necessários pela causa - os seres singulares, efeitos imanentes da potência necessária de Deus. Porque a substância é a unidade imanente e ativa de seus infinitos atributos infinitos, ou seja, uma estrutura causal inifnitamente complexa produtora de si mesma e de todas as coisas, sua ação se realiza diferencialmente, pois cada um de seus atributos, numa ordem de realidade distinta de outras, produz efeitos próprios e exprime da maneira própria a ação como do todo. (CHAUÍ, 2011). Leia com muita atenção e marque a opção CORRETA.


mariajoana22: ALGUEM ME AJUDE POR FAVOR...
mariajoana22: RESPOSTA: SE A MORAL É O FUNDAMENTO PARA A AÇÃO DA ÉTICA, PODEMOS ENTÃO AFIRMAR QUE NÃO EXISTE MORAL SEM ÉTICA....

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
28

As alternativas desta questão são:

A - Quando falamos que Deus é potência, estamos comprovando que a ética vem de Deus e que serve para demonstrar a sua força de dominação.

B - Se a moral é o fundamento para a ação da ética, podemos então afirmar que não existe moral sem ética e, nem ética sem moral.

C - A ética por si só já determina como devemos nos adaptar à sociedade, independentementeda cultura a que pertencemos.

D - A ética é um estado de convivência em que os membros de um grupo cultural obedecem a todos os fatos sem contestação.

E - O indivíduo para ser ético necessita participar de um grupo, respeitar todos os preceitos culturais, fazendo valer principalmente os seus conhecimentos culturais.

Agora a resposta. O trecho transmite a ideia de que tudo que existe no universo é necessário, de modo que o Deus (compreendido no sentido espinosano) não tem consciência e nem vontade, mas é apenas como que um princípio que se iguala à própria natureza, a manifestação mais simples e direta da realidade.

Há, subentendido, uma relação entre a ética e a moral, de modo que há uma relação intrínseca entre as relações concretas dos sujeitos humanos, com seus desejos, suas necessidades, virtudes e carências, e uma ideia moral imanente, que é parte da própria natureza das coisas e é o substrato de toda interação social, de modo que a moral e a ética não existem uma sem a outra.

Nesta perspectiva é correta a alternativa B.

Perguntas similares