• Matéria: Pedagogia
  • Autor: jheyanne88
  • Perguntado 6 anos atrás

1)Para Boaventura dos Santos, vivemos uma normalidade de exceção resultado do neoliberalismo que faz com que o mundo esteja permanentemente em crise. Nesse sentido quais são as verdadeiras causas da crise que vivenciamos hoje?

2)A pandemia demonstra a fragilidade do humano, por isso, procure responder quais são as atividades atualmente que foram suspensas que você desejaria que não fossem retomadas? Descreva quais as razões pelas quais você considera essas atividades prejudiciais, supérflua, perigosa etc. E, na mesma linha de pensamento, apresente quais outras atividades poderiam ser desenvolvidas ou inventadas a partir dessa nova realidade a qual estamos vivendo?​

Respostas

respondido por: karlakelly29
28

Resposta:

1-A sociedade encontra-se em casa, no isolamento social, travando uma guerra com algo invisível, que não conhece, aterrorizador para muitos, onde um novo vírus vai acabando com muitas vidas, sem se preocupar se é rico, pobre, se é um país democrático, monarquia, socialismo, ditadura. O vírus não escolhe as vítimas, apenas precisa de um hospedeiro novo, o ser humano, visto que o próprio ser humano. A crise instalada no mundo globalizado, nunca antes vista, pois justamente, nunca antes o ser humano foi tão móvel, onde milhões de serem humanos, através de tecnologias de transporte, atravessam o mundo em algumas horas. Mas não vejo nas tecnologias da locomoção, nas tecnologias de comunicação algo ruim, mas sim, um canal mais promissor e facilitador, para qualquer vírus, que tenha uma alta taxa de infecção. Isso se faz possível hoje com o COVID19, mas aconteceria igual pandemia, com qualquer outro novo vírus, que viesse a surgir, seja no oriente ou no ocidente.

2-  Varias foram as atividades suspensas, e cada uma tem um determinado significado para uma pessoal, os seres humanos tem necessidades diferentes, falar que há alguma que eu gostaria que mantivesse suspensa estaria mentindo, mas durante a pandemia do COVID-19 é de suma importância que locais que permitam aglomeração mantenham-se fechados, como acadêmias, escolas, cinemas, teatros, clubes, casas noturnas, bares e restaurantes, pois a propagação do vírus é rápida, e o ministério da saúde solicita que as pessoas fiquem de 1,5 a 2,0 de distancia e as atividades sitada anteriormente todos ficam muito próximo. Poderiam ser inventadas novos programas educacionais e para a família na televisão brasileira, onde pais e filhos podem desenvolver raciocínio, e terem discursos saudáveis sem ficarem  presos a fantasias.

Explicação:

respondido por: Danas
0

1) Segundo Boaventura dos Santos, as causas da crise que vivenciamos hoje é o capitalismo financeiro que cria um status de crise constante, para ele, a pandemia vem gerando um agravo da crise atual, mas não é o motivo da crise que vivemos.

Porém, Boaventura dos Santos escreve a muitos anos, e sempre com o mesmo viés que vai sempre contra o capitalismo e contra o mercado privado, tendo uma visão distorcida entre corruptor e corrompido, ele explana as suas ideias com base no que poderia ser inferido, e não em dados reais de fato.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/26510301

2º) As atividades suspensas que não podem voltar de forma alguma são aqueles onde o contato humano é pouco controlado, como festas, bares e restaurantes, baladas e a formação de filas.

Essas atividades são prejudiciais pois facilitam a transmissão do vírus da COVID-19 entre as pessoas e podem ser facilmente esquecidas.

Para as filas em bancos, escolas ou serviços do governo, poderiam ser usadas tecnologias para o atendimento virtual, para os bares e restaurantes os produtos poderia ser entregues por delivery.

As festas e baladas infelizmente não possuem substitutos, mas não são atividades importantes.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/2448941

Anexos:
Perguntas similares