O período entre o final do século XIX e o início do século XX foi de intenso fluxo migratório em todo o mundo, no entanto,
muitos países passaram a restringir a entrada de imigrantes japoneses, justificando que estes concorriam com a mão de obra
local e prejudicariam o mercado de trabalho. Na verdade, havia um grande preconceito racial contra os orientais nessa epoca.
Na imprensa, nos meios políticos e nos locais onde se debatia a opinião pública, houve um intenso debate acerca da
imigração oriental. Influenciados pela campanha antinipônica e pelas ideias racistas que circulavam no mundo, muitos
cafeicultores, políticos e intelectuais brasileiros enxergavam os orientais como 'racialmente inferiores e preferiam trazer
trabalhadores brancos e europeus, a fim de "branquear" a população mestiça brasileira. Esse retrospecto contraria o mito
do Brasil republicano como um "paraíso inter-racial".
Respostas
No texto em estudo é falado sobre a Teoria do Branqueamento Racial, também conhecida como Clareamento Racial, que tendo como embasamento teórico a teoria do Darwinismo Social (seleção natural de uma sociedade ou raça melhor e mais forte), fez a elite branca do final do século XIX e o início do século XX, acreditar que seu sangue ''branco" seria capaz de "clarear" as demais raças.
Este pressuposto foi largamente aceito no Brasil entre o período de 1889 e 1914, e seria uma suposta solução ao excesso de negros.
Os defensores da teoria, defendiam que os negros poderiam facilmente ascender culturalmente e geneticamente, quem sabe até mesmo se tornar uma raça extinta a partir da miscigenação entre brancos e negros.
Aprenda mais sobre assuntos relacionados:
https://brainly.com.br/tarefa/16328393
Bons estudos!
O texto aborda a questão da eugenia e da seleção social por intermédio das raças.
O que é eugenia?
- Na sociedade, conceitos foram cunhados e transmitidos à população como verdades universais e absolutas. Um exemplo disso é a definição de "raça", criando-se argumentos fajutos e elitistas.
- A eugenia representa bem isso: para esta teoria, há um evolucionismo nas raças. Assim, há raças mais favorecidas (que é a branca) e raças menos favorecidas (a preta). Para seus adeptos, é biológico quando se fala de raça melhor e raça pior, culminando em discursos racistas e preconceituosos.
- Com isso, a raça branca é superior, porque contém, de forma inata, inteligência seletiva. Atributo que a raça preta não possui.
- Percebe-se que argumentos dessa espécie devem ser banidos, erradicados, uma vez que provoca e incentiva o preconceito, a violência, o racismo contra pessoas pretas. Usar a teoria da evolução como evolução das raças é errôneo e inaceitável.
Saiba mais sobre eugenia em: brainly.com.br/tarefa/2397799